A FORMAÇÃO DOCENTE NOS PPCS DE PEDAGOGIA DA PARAÍBA: O (NÃO) LUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79517Palavras-chave:
Educação Infantil; Formação de Professores/as; Pedagogia; Paraíba.Resumo
A investigação que dá origem a este artigo teve como objetivos analisar a formação inicial do/a professor/a de Educação Infantil em PPCs dos cursos de Pedagogia de IES públicas da Paraíba, buscando identificar como os conceitos de criança, infância, Educação Infantil e formação de professores/as são contemplados em tais documentos. A investigação utilizou como procedimento metodológico a pesquisa documental. Os resultados indicam que, na maioria dos textos analisados, a especificidade da formação do/a educador/a para atuar na Educação Infantil não é contemplada. Constata-se, ainda, a predominância em uma formação generalista e desconectada das pesquisas atuais sobre o tema. Assim, os dados indicam urgência na ressignificação da formação inicial docente, para a etapa da Educação Infantil, nas IES investigadas.
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