VIVÊNCIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO EM MONTES CLAROS/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78985

Palavras-chave:

Ensino Jurídico; Ambiente Virtual; Territorialidade; Montes Claros.

Resumo

O artigo pauta as discussões sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino superior e a abertura da oferta de disciplinas na modalidade a distância na graduação. O objetivo é compartilhar resultados de uma pesquisa realizada com estudantes de dois cursos de Direito, da cidade de Montes Claros, sobre vivências em ambientes virtuais de aprendizagem. Adotam-se como referências teóricas autores do ensino jurídico, das TDICs em diálogo com estudos sobre território. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma perspectiva dialética, a fim de compreender as contradições e transformações do fenômeno estudado. Os dados foram produzidos em grupos focais on-line, e a análise concentra-se nas territorialidades. Os resultados mostram que os estudantes refletem sobre os processos de ensino-aprendizagem e transitam entre territórios (do virtual para o presencial). Espera-se contribuir para discussões no âmbito dos cursos de direito e para políticas em educação.

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Biografia do Autor

Cláudia Letícia Moura Prates, Centro Universitário FIPMOC (UNIFIPMOC), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil,clmprates@gmail.com

Bacharel em Direito, mestre em Gestão Integrada do Território (GIT) da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Docente do curso de Direito do Centro Universitário FIPMoc. 

 

Cristiane Mendes Netto, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, cris.netto@gmail.com

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Ciência da Computação. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território (GIT) da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar Educação, Saúde e Direitos (NIESD – CNPq/ GIT/UNIVALE).

 

Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil , celeste.br@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, pedagoga. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território (GIT) da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar Educação, Saúde e Direitos (NIESD – CNPq/ GIT/UNIVALE).

 

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-10

Versões

Como Citar

MOURA PRATES, Cláudia Letícia; MENDES NETTO, Cristiane; REIS FERNANDES DE SOUZA, Maria Celeste. VIVÊNCIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO EM MONTES CLAROS/MG. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.78985. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78985. Acesso em: 5 dez. 2025.

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