DESAFIOS EPISTÊMICOS NO AVANÇO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA ÁREA DO DIREITO: ANÁLISE CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.74672Resumo
Esse trabalho analisou os currículos dos Cursos Técnicos em Serviços Jurídicos, recentemente implementados no Brasil, de diferentes instituições de ensino públicas. A coleta de dados em 2021 envolveu a análise documental de projetos pedagógicos e matrizes curriculares dos cursos criados dentre os anos de 2012 a 2021. A análise abarcou as fundamentações e objetivos previstos; as equipes docentes envolvidas, bem como os desafios e caminhos a serem seguidos nesse processo de implementação da EPT na área do Direito. Ao fim, ponderou-se como as críticas apontadas pelos juristas mantém correspondência com a realidade empírica do avanço da EPT como resposta às resistências constantes da educação profissional nessa área de atuação.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Profissional e Tecnológica; Curso Técnico em Ensino Jurídico; Resistências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.