DESAFIOS EPISTÊMICOS NO AVANÇO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA ÁREA DO DIREITO: ANÁLISE CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.74672

Resumo

Esse trabalho analisou os currículos dos Cursos Técnicos em Serviços Jurídicos, recentemente implementados no Brasil, de diferentes instituições de ensino públicas. A coleta de dados em 2021 envolveu a análise documental de projetos pedagógicos e matrizes curriculares dos cursos criados dentre os anos de 2012 a 2021. A análise abarcou as fundamentações e objetivos previstos; as equipes docentes envolvidas, bem como os desafios e caminhos a serem seguidos nesse processo de implementação da EPT na área do Direito. Ao fim, ponderou-se como as críticas apontadas pelos juristas mantém correspondência com a realidade empírica do avanço da EPT como resposta às resistências constantes da educação profissional nessa área de atuação.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Profissional e Tecnológica; Curso Técnico em Ensino Jurídico; Resistências.

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Biografia do Autor

Daniel Antônio da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, danielantoniodacunha@yahoo.com.br

Doutorando (2023) em Direito (UFMG), Mestre (2018) em Direito (UFMG), Especialista (2022) em Docência em EPT (IFNMG), Graduado (2015) em Direito (UFMG). Docente do Ensino Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

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Publicado

2023-05-09

Como Citar

CUNHA, D. A. da. DESAFIOS EPISTÊMICOS NO AVANÇO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA ÁREA DO DIREITO: ANÁLISE CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 88–105, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i1.74672. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74672. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos