DESAFIOS EPISTÊMICOS NO AVANÇO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA ÁREA DO DIREITO: ANÁLISE CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.74672Résumé
Esse trabalho analisou os currículos dos Cursos Técnicos em Serviços Jurídicos, recentemente implementados no Brasil, de diferentes instituições de ensino públicas. A coleta de dados em 2021 envolveu a análise documental de projetos pedagógicos e matrizes curriculares dos cursos criados dentre os anos de 2012 a 2021. A análise abarcou as fundamentações e objetivos previstos; as equipes docentes envolvidas, bem como os desafios e caminhos a serem seguidos nesse processo de implementação da EPT na área do Direito. Ao fim, ponderou-se como as críticas apontadas pelos juristas mantém correspondência com a realidade empírica do avanço da EPT como resposta às resistências constantes da educação profissional nessa área de atuação.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Profissional e Tecnológica; Curso Técnico em Ensino Jurídico; Resistências.
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