A EDUCAÇÃO NA ÉPOCA DA CONECTIVIDADE EM REDE OU: QUE FIM LEVOU A AUTONOMIA?

Autores

  • Wolfgang Leo Maar Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31711

Palavras-chave:

Autonomia, Sociedade em rede, Participação, Theodor Adorno, Educação crítica

Resumo

Nesse texto se procura interpretar os rumos e as possibilidades da educação conforme as tendências presentes sob as condições do que Manuel Castells denomina sociedade em rede. A análise se baseia em contribuições de Rousseau a Marx – sobretudo referentes à apreensão da autonomia e da sociedade - que conduziram à teoria crítica da sociedade de Adorno e Marcuse. No capitalismo da sociedade em rede houve uma transferência da prática das redes financeiras para as redes sociais, sem atentar à diferença entre o tempo das finanças e o tempo das vidas humanas. Em relação a este quadro, procura-se apontar a atualidade da educação para a contradição e a resistência de Adorno como processo educacional crítico baseado na experiência da diferença e da contradição. Nela se contrapõem, de um lado, práticas combinadas com a educação existente na conexão em rede, com sua participação virtual, e, de outro, práticas alternativas em interações sociais objetivas e qualitativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wolfgang Leo Maar, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Universität Kassel - Alemanha. Pesquisador Colaborador do Cenedic-USP. Experiência na área de Filosofia e Teoria Política, com ênfase em História da Filosofia Contemporânea, principalmente nos seguintes temas: Idealismo Alemão, Dialética, Marx e Marxismo, Teoria Crítica, Adorno, Habermas, Teorias Políticas Contemporâneas.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

MAAR, W. L. A EDUCAÇÃO NA ÉPOCA DA CONECTIVIDADE EM REDE OU: QUE FIM LEVOU A AUTONOMIA?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 329–353, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i2.31711. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31711. Acesso em: 19 abr. 2024.