A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Autores

  • Clovis Nicanor Kassick UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Severino Bento IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Paulo Ricardo Santos Dutra UFRP - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28738

Palavras-chave:

Currículo Referência – Educação Profissional – Educação a Distancia

Resumo

Na última década, o Brasil tem realizado um grande investimento na modalidade da Educação a Distancia. Em 2007 foi criada a Escola Técnica Aberta do Brasil, que oferece Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio na modalidade EaD. A questão colocada por esta pesquisa, de caráter exploratória, tendo como instrumentos a analise documental e questionários via web a 385 gestores destes cursos, foi a de saber como está ocorrendo a gestão no processo de implantação e desenvolvimento destes cursos. Este trabalho apresenta os resultados parciais que apontam as principais dificuldades na gestão: carência de recursos humanos (60,8%), de apoio pedagógico (43,4%); de estrutura física (34,7%); de recursos financeiros (30,4%); bem como na institucionalização dos polos (21,7%), entre outros. (O questionário admitia múltiplas respostas). A pesquisa aponta ainda, algumas das medidas necessárias à consolidação e qualificação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distancia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clovis Nicanor Kassick, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Faculdade de Educação Técnicas Agrícolas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e Graduação em Pedagogia pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior Em Novo Hamburgo-FEEVALE; Especialização em Administração de Sistemas Educacionais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Professor aposentado da UFSC, atualmente atua na Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Educação, com ênfase nos fundamentos da Educação, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação e profissionalização de professores para a Educação Superior; teorias de educação; metodologias de ensino; organização de processos educativos; educação profissional técnica de nível médio em EaD; e assessoria na elaboração e implantação de Projetos Político-Pedagógicos institucionais. Desenvolve pesquisa na área da gestão e organização de processos educativos, com enfoque especial na organização escolar libertária, cuja experiência vivenciou na Escola Paidéia de Mérida-Espanha. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado, como bolsista da Fundación Carolina de Madrid-Espanha(de novembro de 2008 a julho de 2009), intitulada: "A organização de processos educativos na perspectiva autogestionária", junto a Universidade de Valladolid - Valladolid/Espanha e a Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Economia e Gestão. É pesquisador associado do Grupo de Investigación sobre desarrollo territorial sostenible, da Facultad de Educación y Trabajo Social de la Universidad de Valladolid-Espanha. É pesquisador do grupo GTMC-UFSC, na pesquisa: Elaboração de Currículos Referência para os Cursos Técnicos da Escola Técnica Aberta do Brasil/ e-Tec Brasil, do E-TEC/SETEC/MEC, - PCEADIS/CNPq.

 

José Severino Bento, IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutorando em Etnobiologia/UFRPE, mestre em biologia animal pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), graduação em licenciatura em Ciencias Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1996) . Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, com experiência nas áreas de Gestão Pública, Gestão de Áreas Protegidas e Educação Ambiental. Pesquisador do Pesquisador do Grupo de Pesquisa - Currículo de Referência II - Linha de Pesquisa -  Gestão Institucional da EaD do Fórum Nacional de Educação Profissional Técnica a Distância- FNEAD/ 
UFSC e Rede E-tec Brasil e PCEADIS/CNPq/FNDE

Paulo Ricardo Santos Dutra, UFRP - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1990). Mestrado em Nutrição, concentrção em Ciência dos Alimentos pela UFPE (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de pós-colheita e na área de Controle de Qualidade de alimentos. Coordenador Adjunto do Núcleo de Educação a Distância que oferece atualmente o Curso Técnico em Alimentos. Coordenador adjunto da educação a distância pela rede e-Tec Brasil desde 2008 (CODAI/UFPRE). Pesquisador do Grupo de Pesquisa - Currículo de Referência II - Linha de Pesquisa -  Gestão Institucional da EaD do Fórum Nacional de Educação Profissional Técnica a Distância- FNEAD/ 
UFSC e Rede E-tec Brasil e PCEADIS/CNPq/FNDE

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

KASSICK, C. N.; BENTO, J. S.; DUTRA, P. R. S. A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 611–631, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i3.28738. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28738. Acesso em: 18 nov. 2024.