DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA

Autores

  • Miriam Mity Nishimoto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jacira Helena do Valle Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.18783

Palavras-chave:

memória, professoras aposentadas, habitus oriental, habitus professoral.

Resumo

Nesse trabalho perscrutamos memórias de professoras aposentadas de origem japonesa, para compreender o papel que a cultura do grupo de origem étnica jogou na trajetória de formação e ação docente, instituindo maneiras de ser e estar na profissão-, habitus professoral. Metodologicamente, utilizamos as técnicas de história de vida para coleta dos relatos e análise de conteúdo, com o auxílio tecnológico do software NVivo8 para a organização dos dados. As análises foram iluminadas à luz da teoria de Pierre Bourdieu e interlocutores, a qual nos possibilitou constatar que, nas trajetórias de vida, as professoras incorporaram valores da cultura de origem, isto é, um habitus oriental que perdurou e colaborou com a estruturação de um habitus professoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Mity Nishimoto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação. Coordenadora de Tutores do curso de Pedagogia a distância EAD/UFMS.

Jacira Helena do Valle Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/UFMS

Downloads

Publicado

2014-04-19

Como Citar

NISHIMOTO, M. M.; PEREIRA, J. H. do V. DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 179–197, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i1.18783. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18783. Acesso em: 27 abr. 2024.