DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.18783Palavras-chave:
memória, professoras aposentadas, habitus oriental, habitus professoral.Resumo
Nesse trabalho perscrutamos memórias de professoras aposentadas de origem japonesa, para compreender o papel que a cultura do grupo de origem étnica jogou na trajetória de formação e ação docente, instituindo maneiras de ser e estar na profissão-, habitus professoral. Metodologicamente, utilizamos as técnicas de história de vida para coleta dos relatos e análise de conteúdo, com o auxílio tecnológico do software NVivo8 para a organização dos dados. As análises foram iluminadas à luz da teoria de Pierre Bourdieu e interlocutores, a qual nos possibilitou constatar que, nas trajetórias de vida, as professoras incorporaram valores da cultura de origem, isto é, um habitus oriental que perdurou e colaborou com a estruturação de um habitus professoral.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.