Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 26 No. 1 (2015): Dossiê: O Mestrado Profissional e a área de Ensino: história de demandas, conquistas e desafios
Vol. 26 No. 1 (2015): Dossiê: O Mestrado Profissional e a área de Ensino: história de demandas, conquistas e desafios
Published:
2015-10-21
Expediente
2-4
PDF (Português (Brasil))
Editorial
15-20
PDF (Português (Brasil))
Artigos
A leitura colaborativa no ensino de espanhol: promovendo uma aprendizagem significativa crítica
Rosana Beatriz Sellanes Garrasini, Newton Freire Murce Filho, Silvana Matias Freitas
23-38
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37975
O ensino de literatura no âmbito dos direitos humanos: uma perspectiva
Priscila Aparecida Borges Ferreira Pires, Mauricio Cesar Menon
39-51
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37976
A vida de agricultores e o meio ambiente: revendo a educação ambiental diante do trabalho (Tripalium)
Marcos Paulo Ferreira de Souza, Alexandre Maia do Bomfim
53-68
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37977
Análise dos significados matemáticos, produzidos por alunos do ensino médio na aplicação de uma sequência didática envolvendo a história da matemática na construção do conjunto dos números reais
Benjamim Cardoso da Silva Neto, Adelino Cândido Pimenta
69-81
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37979
Construção de um site como produto educacional: relações entre a pesquisa na sala de aula e a mídia digital
Andrea Oliveira da Fraga Goulart, Eline Decacche-Maia
83-98
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37980
Estudo exploratório para caracterização de um problema social: um enfoque sobre a água
Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, Dayane Negrão Carvalho Ribeiro
99-109
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37982
Matemática e blog: construindo aprendizagens em rede
Carla Denize Ott Felcher, Ana Cristina Pinto, André Luis Andrejew Ferreira
111-125
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37984
Percepção de professores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e propostas metodológicas para melhoria do processo ensino/aprendizagem em Química no ensino médio
Paulo Eduardo Ferreira Cardoso, Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho, Maria Bernadete Pinto dos Santos
127-142
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37985
Pesquisa em aulas de ciências: um desafio aos professores dos anos escolares iniciais
Gilma Favacho Amoras Soares, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
143-149
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37986
Uma aula sobre reflexão da luz por investigação na EJA
Milton Batista Ferreira Junior, Paulo Henrique de Souza
151-166
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37987
Uma alternativa para se trabalhar a educação ambiental de maneira interdisciplinar nas aulas de biologia e de língua portuguesa
Viviane Ferreira Furtado, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
167-182
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37988
Uma análise do processo de ensino-aprendizagem na formação de conceitos científicos de doenças epidêmicas
Juliana Yporti de Sena, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
183-196
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37989
Produtos educacionais: características da atuação docente retratada na I Mostra Gaúcha
Aline Locatelli, Cleci Teresinha Werner da Rosa
197-210
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37990
A engenharia didática da construção e validação de sequências de ensino: um panorama com foco no ensino de ciências
Reinaldo Silva Guimarães, Vania Elisabeth Barlette, Paulo Henrique Guadagnini
211-226
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37991
O trabalho colaborativo do intérprete de Libras e o ensino de português para surdos na escolarização básica
Andréa dos Guimarães Carvalho, Deise Nanci de Castro Mesquita
227-241
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37992
Entrevistas
Prof. Marco Antonio Moreira
Luiza Oliveira
243-249
PDF (Português (Brasil))
Relatos de Experiências
Elaboração de material digital para professores mediadores na aprendizagem do ensino de língua inglesa: alunos como pesquisadores
Cíntia Pereira dos Santos, Alessandra Dutra
243-258
PDF (Português (Brasil))
Novas tecnologias aplicadas à formação continuada de professores de língua inglesa
Jéssica Bell’aver, Alessandra Dutra
259-265
PDF (Português (Brasil))
O uso do blog no contexto escolar: novas tecnologias aplicadas ao ensino de língua inglesa
Luciana Idalgo, Alessandra Dutra
267-273
PDF (Português (Brasil))
Avaliação das ações de controle da dengue em Itabuna/BA sob a ótica da população
Itana Miranda Santos, Silvia Sidnéia da Silva
275-282
PDF (Português (Brasil))
O pensamento científico construído por meio de desenhos e percepções no ensino dos modelos atômicos
Leizi de Marchi Oliveira, Alcides Goya, Kátya Regina de Freitas
283-290
PDF (Português (Brasil))
O trilho multifuncional nas aulas práticas de mecânica
Sênita Folquenim, Alcides Goya
291-297
PDF (Português (Brasil))
Possibilidades pedagógicas de leitura e de escrita no ensino de matemática
Stelamara Souza Pereira, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
299-306
PDF (Português (Brasil))
Avaliação diagnóstica: traçando caminhos para uma avaliação formativa
Noemia das G. R. dos Santos, Isabel Cristina R. de Lucena
307-313
PDF (Português (Brasil))
Formação colaborativa, fundamentos de defectologia e inclusão escolar
Andréa Hayasaki Vieira, Deise Nanci de Castro Mesquita
323-330
PDF (Português (Brasil))
Gênero textual notícia jornalística: sequência didática na língua espanhola no atendimento educacional especializado do aluno com deficiência visual
Debora Graciela Randeti, Vanderley Flor da Rosa
331-339
PDF (Português (Brasil))
Resenhas
BRAZIL, F.; MARQUES, I. Arte em questões. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2014.
Rejane Bonomi Schifino
343-349
PDF (Português (Brasil))
Resumos de trabalhos acadêmicos
O rap entre mestiçagens e negritudes: música e identidade no Brasil e em Cuba (1988-2005)
Allysson Garcia Fernandes
353-354
PDF (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems