Vol. 26 No. 1 (2015): Dossiê: O Mestrado Profissional e a área de Ensino: história de demandas, conquistas e desafios

					View Vol. 26 No. 1 (2015): Dossiê: O Mestrado Profissional e a área de Ensino: história de demandas, conquistas e desafios
Published: 2015-10-21

Artigos

  • A leitura colaborativa no ensino de espanhol: promovendo uma aprendizagem significativa crítica

    Rosana Beatriz Sellanes Garrasini, Newton Freire Murce Filho, Silvana Matias Freitas
    23-38
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37975
  • O ensino de literatura no âmbito dos direitos humanos: uma perspectiva

    Priscila Aparecida Borges Ferreira Pires, Mauricio Cesar Menon
    39-51
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37976
  • A vida de agricultores e o meio ambiente: revendo a educação ambiental diante do trabalho (Tripalium)

    Marcos Paulo Ferreira de Souza, Alexandre Maia do Bomfim
    53-68
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37977
  • Análise dos significados matemáticos, produzidos por alunos do ensino médio na aplicação de uma sequência didática envolvendo a história da matemática na construção do conjunto dos números reais

    Benjamim Cardoso da Silva Neto, Adelino Cândido Pimenta
    69-81
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37979
  • Construção de um site como produto educacional: relações entre a pesquisa na sala de aula e a mídia digital

    Andrea Oliveira da Fraga Goulart, Eline Decacche-Maia
    83-98
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37980
  • Estudo exploratório para caracterização de um problema social: um enfoque sobre a água

    Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, Dayane Negrão Carvalho Ribeiro
    99-109
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37982
  • Matemática e blog: construindo aprendizagens em rede

    Carla Denize Ott Felcher, Ana Cristina Pinto, André Luis Andrejew Ferreira
    111-125
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37984
  • Percepção de professores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e propostas metodológicas para melhoria do processo ensino/aprendizagem em Química no ensino médio

    Paulo Eduardo Ferreira Cardoso, Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho, Maria Bernadete Pinto dos Santos
    127-142
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37985
  • Pesquisa em aulas de ciências: um desafio aos professores dos anos escolares iniciais

    Gilma Favacho Amoras Soares, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
    143-149
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37986
  • Uma aula sobre reflexão da luz por investigação na EJA

    Milton Batista Ferreira Junior, Paulo Henrique de Souza
    151-166
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37987
  • Uma alternativa para se trabalhar a educação ambiental de maneira interdisciplinar nas aulas de biologia e de língua portuguesa

    Viviane Ferreira Furtado, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
    167-182
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37988
  • Uma análise do processo de ensino-aprendizagem na formação de conceitos científicos de doenças epidêmicas

    Juliana Yporti de Sena, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
    183-196
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37989
  • Produtos educacionais: características da atuação docente retratada na I Mostra Gaúcha

    Aline Locatelli, Cleci Teresinha Werner da Rosa
    197-210
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37990
  • A engenharia didática da construção e validação de sequências de ensino: um panorama com foco no ensino de ciências

    Reinaldo Silva Guimarães, Vania Elisabeth Barlette, Paulo Henrique Guadagnini
    211-226
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37991
  • O trabalho colaborativo do intérprete de Libras e o ensino de português para surdos na escolarização básica

    Andréa dos Guimarães Carvalho, Deise Nanci de Castro Mesquita
    227-241
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37992

Relatos de Experiências