O pensamento científico construído por meio de desenhos e percepções no ensino dos modelos atômicos
Resumo
Este trabalho apresenta a elaboração e os resultados de uma proposta metodológica que teve como principal objetivo proporcionar o desenvolvimento do pensamento científico nos alunos de ensino médio, por meio de desenhos e percepções sobre os conceitos de modelos atômicos. Devido à dificuldade, tanto do ensino quanto da aprendizagem das Teorias Atômicas, surge a necessidade do uso de novas metodologias que possam solucionar tal problema, evitando a utilização inadequada das analogias abordadas no ensino desses modelos, conforme indicam estudos de autores como Valente, 2013; Melo e Lima Neto, 2013. As atividades propostas nesse trabalho envolvem a observação e imaginação de objetos, com a finalidade de possibilitar que o estudante amplie sua consciência acerca da construção dos modelos científicos. O trabalho foi desenvolvido com alunos de duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio, em uma Escola Estadual localizada no norte do Estado do Paraná. Os resultados mostraram que o uso das atividades propostas permitiu que os estudantes elaborassem seus próprios modelos, confrontando-os com os Modelos Atômicos dos cientistas. Desse modo, os estudantes desenvolveram o conhecimento sobre o pensamento científico e compreenderam o processo de evolução das Teorias Atômicas. Essa metodologia foi viável com a turma em que foi aplicada e os autores acreditam que essa abordagem seja viável também para professores que possuem dificuldades com a falta de carga horária para cumprir esses conteúdos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-13
Como Citar
OLIVEIRA, L. de M.; GOYA, A.; FREITAS, K. R. de. O pensamento científico construído por meio de desenhos e percepções no ensino dos modelos atômicos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 283–290, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38031. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).