Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 26 n. 1 (2015): Dossiê: O Mestrado Profissional e a área de Ensino: história de demandas, conquistas e desafios
v. 26 n. 1 (2015): Dossiê: O Mestrado Profissional e a área de Ensino: história de demandas, conquistas e desafios
Publicado:
2015-10-21
Expediente
2-4
PDF
Editorial
15-20
PDF
Artigos
A leitura colaborativa no ensino de espanhol: promovendo uma aprendizagem significativa crítica
Rosana Beatriz Sellanes Garrasini, Newton Freire Murce Filho, Silvana Matias Freitas
23-38
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37975
O ensino de literatura no âmbito dos direitos humanos: uma perspectiva
Priscila Aparecida Borges Ferreira Pires, Mauricio Cesar Menon
39-51
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37976
A vida de agricultores e o meio ambiente: revendo a educação ambiental diante do trabalho (Tripalium)
Marcos Paulo Ferreira de Souza, Alexandre Maia do Bomfim
53-68
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37977
Análise dos significados matemáticos, produzidos por alunos do ensino médio na aplicação de uma sequência didática envolvendo a história da matemática na construção do conjunto dos números reais
Benjamim Cardoso da Silva Neto, Adelino Cândido Pimenta
69-81
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37979
Construção de um site como produto educacional: relações entre a pesquisa na sala de aula e a mídia digital
Andrea Oliveira da Fraga Goulart, Eline Decacche-Maia
83-98
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37980
Estudo exploratório para caracterização de um problema social: um enfoque sobre a água
Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, Dayane Negrão Carvalho Ribeiro
99-109
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37982
Matemática e blog: construindo aprendizagens em rede
Carla Denize Ott Felcher, Ana Cristina Pinto, André Luis Andrejew Ferreira
111-125
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37984
Percepção de professores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e propostas metodológicas para melhoria do processo ensino/aprendizagem em Química no ensino médio
Paulo Eduardo Ferreira Cardoso, Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho, Maria Bernadete Pinto dos Santos
127-142
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37985
Pesquisa em aulas de ciências: um desafio aos professores dos anos escolares iniciais
Gilma Favacho Amoras Soares, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
143-149
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37986
Uma aula sobre reflexão da luz por investigação na EJA
Milton Batista Ferreira Junior, Paulo Henrique de Souza
151-166
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37987
Uma alternativa para se trabalhar a educação ambiental de maneira interdisciplinar nas aulas de biologia e de língua portuguesa
Viviane Ferreira Furtado, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
167-182
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37988
Uma análise do processo de ensino-aprendizagem na formação de conceitos científicos de doenças epidêmicas
Juliana Yporti de Sena, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
183-196
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37989
Produtos educacionais: características da atuação docente retratada na I Mostra Gaúcha
Aline Locatelli, Cleci Teresinha Werner da Rosa
197-210
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37990
A engenharia didática da construção e validação de sequências de ensino: um panorama com foco no ensino de ciências
Reinaldo Silva Guimarães, Vania Elisabeth Barlette, Paulo Henrique Guadagnini
211-226
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37991
O trabalho colaborativo do intérprete de Libras e o ensino de português para surdos na escolarização básica
Andréa dos Guimarães Carvalho, Deise Nanci de Castro Mesquita
227-241
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37992
Entrevistas
Prof. Marco Antonio Moreira
Luiza Oliveira
243-249
PDF
Relatos de Experiências
Elaboração de material digital para professores mediadores na aprendizagem do ensino de língua inglesa: alunos como pesquisadores
Cíntia Pereira dos Santos, Alessandra Dutra
243-258
PDF
Novas tecnologias aplicadas à formação continuada de professores de língua inglesa
Jéssica Bell’aver, Alessandra Dutra
259-265
PDF
O uso do blog no contexto escolar: novas tecnologias aplicadas ao ensino de língua inglesa
Luciana Idalgo, Alessandra Dutra
267-273
PDF
Avaliação das ações de controle da dengue em Itabuna/BA sob a ótica da população
Itana Miranda Santos, Silvia Sidnéia da Silva
275-282
PDF
O pensamento científico construído por meio de desenhos e percepções no ensino dos modelos atômicos
Leizi de Marchi Oliveira, Alcides Goya, Kátya Regina de Freitas
283-290
PDF
O trilho multifuncional nas aulas práticas de mecânica
Sênita Folquenim, Alcides Goya
291-297
PDF
Possibilidades pedagógicas de leitura e de escrita no ensino de matemática
Stelamara Souza Pereira, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
299-306
PDF
Avaliação diagnóstica: traçando caminhos para uma avaliação formativa
Noemia das G. R. dos Santos, Isabel Cristina R. de Lucena
307-313
PDF
Formação colaborativa, fundamentos de defectologia e inclusão escolar
Andréa Hayasaki Vieira, Deise Nanci de Castro Mesquita
323-330
PDF
Gênero textual notícia jornalística: sequência didática na língua espanhola no atendimento educacional especializado do aluno com deficiência visual
Debora Graciela Randeti, Vanderley Flor da Rosa
331-339
PDF
Resenhas
BRAZIL, F.; MARQUES, I. Arte em questões. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2014.
Rejane Bonomi Schifino
343-349
PDF
Resumos de trabalhos acadêmicos
O rap entre mestiçagens e negritudes: música e identidade no Brasil e em Cuba (1988-2005)
Allysson Garcia Fernandes
353-354
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems