Percepção de professores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e propostas metodológicas para melhoria do processo ensino/aprendizagem em Química no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37985Resumo
O presente trabalho é produto de pesquisa desenvolvida como requisito obrigatório para conclusão no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza da UFF. A referida pesquisa é composta de duas partes: a primeira retrata uma avaliação da percepção das Escolas Públicas de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro, no período entre o final do século XX e o início do século XXI, realizada por um grupo de professores experientes – todos com mais de vinte e cinco anos de regência efetiva e ininterrupta de classe – da rede pública de ensino. A segunda mostra como o autor, juntamente com a Equipe de Química do Colégio Liceu Nilo Peçanha, localizado no município de Niterói, RJ, vem contribuindo para a melhoria do processo ensino/aprendizagem por intermédio de utilização de estratégias articuladoras tais como: o Projeto de Alfabetização Científica para Alunos do Ensino Médio – PACAEM; o Projeto Semanas de Química do Liceu Nilo Peçanha – PROSEQUI (esses dois, em pleno desenvolvimento desde 2009); o Projeto FAPERJ/ LICEU/UFF, em desenvolvimento desde 2013, com previsão para conclusão em março de 2015 e, por último, o Projeto Urina, realizado em 2013 com as turmas regulares da terceira série do Ensino Médio. A pesquisa aponta um quadro de sucateamento atual da Escola Pública Fluminense e destaca as grandes dificuldades existentes que prejudicam o seu desenvolvimento pedagógico. O Projeto Urina é apresentado como “Produto Final do Curso”, por abranger o cotidiano dos alunos e, também, programado para ser aplicado em novas turmas de terceiras séries, durante os próximos anos. Os resultados dessas estratégias mostram-se muito positivos, e serão disponibilizados para todas as Escolas da rede estadual pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-09
Como Citar
CARDOSO, P. E. F.; COUTINHO, L. G. R.; SANTOS, M. B. P. dos. Percepção de professores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e propostas metodológicas para melhoria do processo ensino/aprendizagem em Química no ensino médio. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 127–142, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i1.37985. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37985. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).