Produtos educacionais: características da atuação docente retratada na I Mostra Gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37990Resumo
Os mestrados profissionais têm como foco o desenvolvimento de produtos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais. Tais produtos, apesar de se constituírem como objeto dos mestrados profissionais, não são de sua exclusividade, pois sabe-se que os professores recorrem a esses instrumentos didáticos independentemente de estarem ou não realizando curso de mestrado profissional. Além disso, sabe-se que os professores nessa condição dificilmente divulgam ou socializam esses produtos, o que pode se dar em razão da falta de incentivo durante os cursos de formação inicial e da pouca oportunidade de expor e publicar o que fazem. Tendo em vista essa constatação, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo organizou a I Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais, idealizada segundo os critérios exigidos pela Capes para validação desses produtos. O objetivo foi oportunizar, aos estudantes do programa e outros, a divulgação e validação dos produtos decorrentes de suas ações cotidianas e desvinculados de trabalhos de dissertação de mestrado. Diante do êxito do evento, buscou-se identificar as principais características dos produtos apresentados e o modo como estes são utilizados no contexto escolar. Justifica-se tal investigação por tratar de produtos que já estavam em uso pelos professores em suas práticas pedagógicas e que foram por eles desenvolvidos com base em suas vivências profissionais. O mapeamento e o estudo dos produtos apresentados no evento possibilitaram visualizar aspectos como a valorização dada às atividades experimentais no ensino de Física e Química, a presença da ludicidade no ensino de Matemática e a influência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) como oportunidade de desenvolvimento de produtos educacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-09
Como Citar
LOCATELLI, A.; ROSA, C. T. W. da. Produtos educacionais: características da atuação docente retratada na I Mostra Gaúcha. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 197–210, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i1.37990. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37990. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).