O trilho multifuncional nas aulas práticas de mecânica
Resumo
A primeira parte deste trabalho apresenta relato sobre curso de apresentação do trilho multifuncional realizado para um grupo de professores de Física da rede Pública do Estado do Paraná, região de Londrina. Por meio de um questionário, os professores manifestaram algumas dificuldades em inserir as práticas laboratoriais em suas aulas de Física e comentaram também sobre outros problemas encontrados pelos seus colegas. Além disso, o questionário procurou medir o grau de interesse desses mesmos professores com relação a fazerem um curso, ao longo do ano, sobre o trilho multifuncional (GOYA & HALABI, 2011), instrumento que possibilita fazer vários experimentos de Cinemática e Dinâmica: Movimento Uniforme; Movimento Uniformemente Variado, Lançamento Oblíquo; Lançamento Horizontal; Força de Atrito e Dissipação de Energia Mecânica; Conservação do Momento Linear e Colisões. A divulgação dos experimentos utilizando o trilho multifuncional vem ao encontro às expectativas dos professores que trabalham em ensino de Ciências, tal como é corrente encontrar na literatura. Além de ser um material de fácil acesso, baixo custo, praticidade no manuseio e montagem, devido às suas dimensões e visibilidade, acredita-se que o trilho multifuncional possa fazer a ponte entre o prático e o teórico-epistemológico, muitas vezes encarada com grande dificuldade pelos professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-13
Como Citar
FOLQUENIM, S.; GOYA, A. O trilho multifuncional nas aulas práticas de mecânica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 291–297, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38033. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).