Matemática e blog: construindo aprendizagens em rede
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37984Resumo
Essa pesquisa intitula-se “Matemática e blog: construindo aprendizagens em rede” e foi desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental Victor Marques Porto, no período de fevereiro a agosto de 2014, envolvendo 40 alunos, distribuídos no 7º ano “A” e 7º ano “B”. A escola precisa preocupar-se com a formação integral do indivíduo, modificando a sua organização linear, dando mais ênfase a projetos, jogos, trabalhos interdisciplinares e pesquisas, apoiada nas tecnologias. E, sobre as tecnologias, Belloni (2009) escreve que a escola deve integrar as tecnologias da informação e comunicação (TIC), porque elas estão presentes e são influentes em todas as esferas da sociedade. Assim, um dos recursos que o professor pode utilizar é o blog, uma espécie de diário pessoal eletrônico, organizado cronologicamente. Os “posts” devem ser curtos e atrativos, ricos em imagens de maneira a chamar a atenção do leitor. Neste sentido, o objetivo da pesquisa foi oportunizar o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares de matemática, considerando entre outros a ferramenta blog e seus recursos hipermidiáticos. Assim, no blog Espaço Matemático de Aprendizagem eram postadas atividades (vídeos, cruzadinhas, textos, imagens, gráficos, jogos, etc) e, no período de uma semana os alunos deveriam realizar o solicitado, sendo que através dos comentários acontecia a interação entre professor e aluno, e entre aluno e aluno. Com a realização desta pesquisa os alunos passaram a realizar mais as tarefas da disciplina de Matemática, favorecendo o índice de aproveitamento. Entretanto, os resultados foram além do ensino da Matemática, depoimentos dos alunos e da equipe diretiva demonstram que a mesma também serviu para que os alunos aprendessem a postar vídeo no YouTube, criar slides, editar imagens, conhecimentos imprescindíveis na sociedade atual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-09
Como Citar
FELCHER, C. D. O.; PINTO, A. C.; FERREIRA, A. L. A. Matemática e blog: construindo aprendizagens em rede. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 111–125, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i1.37984. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37984. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).