Possibilidades pedagógicas de leitura e de escrita no ensino de matemática
Resumo
Esta pesquisa foi realizada no município de Doverlândia-GO, com professores da rede pública de ensino. Teve como objetivo verificar como os professores mobilizam conhecimentos (ou saberes) matemáticos frente a uma nova proposta pedagógica com a leitura e a escrita nas aulas de Matemática, utilizando as Tecnologias Digitais (TD) como ferramentas de apoio. Investigou-se a seguinte questão: qual o sentido que os docentes atribuem ao uso da Redação Matemática como instrumento pedagógico e como o uso de escrita Matemática com TD pode contribuir para a aprendizagem nesta disciplina? A pesquisa está embasada nas obras de Borba, D’Ambrósio, Libâneo, Nacarato e Ponte. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, propôs um produto educacional, curso de formação de professores para investigação da própria prática sobre o uso da Redação Matemática no ensino de Matemática, e teve como instrumentos de análise: questionários, entrevistas, fóruns virtuais, filmagens e sequências didáticas elaboradas pelos docentes de histórias em quadrinhos, cartas e diários. Os resultados obtidos mostraram que os professores abordavam a leitura e a escrita matemática apenas como resolução de problemas, e levou-os à reflexão da inserção de novos instrumentos pedagógicos para auxiliar na sua prática. Quanto ao uso das tecnologias no ensino, nota-se que há interesse dos docentes em desenvolver trabalhos com as TD, mas que ficam impossibilitados pelas precárias condições dos laboratórios de informática das escolas em que trabalham. Entretanto, acredita-se que os problemas apresentados não podem ser ignorados, e que ainda é possível desenvolver um trabalho contextualizado no ensino de matemática aliado à tecnologia, mostrando as suas potencialidades e limitações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-13
Como Citar
PEREIRA, S. S.; CHAGAS, F. A. O. Possibilidades pedagógicas de leitura e de escrita no ensino de matemática. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 299–306, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38034. Acesso em: 10 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).