A leitura colaborativa no ensino de espanhol: promovendo uma aprendizagem significativa crítica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37975Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com os alunos do terceiro ano do EM de uma escola pública Federal, no ano de 2014. Sou professora de Espanhol e atuo na Educação Básica há 8 anos. Como docente percebi as dificuldades no momento de optar pela utilização de um material didático que norteie o processo de ensino-aprendizagem da língua e considere as necessidades educacionais dos alunos, como por exemplo, o domínio da compreensão leitora na Língua Estrangeira (LE). No intuito de atender às necessidades dos alunos e de incentivar a construção do conhecimento, propus a Atividade de Leitura Colaborativa (ALC). Esta atividade busca promover uma Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) do conhecimento, ou seja, que considere os conhecimentos prévios, o contexto sociocultural e dê suporte aos alunos para analisar e agir em diferentes situações, adquirindo uma postura mais ativa e consciente. O marco teórico do trabalho destaca os construtos de Ausubel (1963, 1968), Vygotsky (1998) e Moreira (2005, 2011). O objetivo principal foi analisar todo o processo e constatar os efeitos da ALC para uma ASC do conhecimento e para o aperfeiçoamento da compreensão leitora na Língua Espanhola, além de destacar as percepções dos participantes sobre a proposta e as contribuições da ALC para a Educação Básica e o ensino-aprendizagem de LE. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: questionários, entrevistas, produções dos alunos e o diário de campo da professora de Espanhol do grupo. Os resultados obtidos demonstram que a ALC aprimorou a compreensão leitora na língua, possibilitou a interação e a colaboração entre os participantes, aproximou os alunos à realidade sociocultural de outros países, permitiu o desenvolvimento do pensamento metacognitivo, da criticidade e de uma participação mais ativa no processo de aprendizagem, portanto, uma ASC do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-09
Como Citar
GARRASINI, R. B. S.; MURCE FILHO, N. F.; FREITAS, S. M. A leitura colaborativa no ensino de espanhol: promovendo uma aprendizagem significativa crítica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 23–38, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i1.37975. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37975. Acesso em: 2 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).