A engenharia didática da construção e validação de sequências de ensino: um panorama com foco no ensino de ciências

Autores

  • Reinaldo Silva Guimarães Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa.
  • Vania Elisabeth Barlette Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa.
  • Paulo Henrique Guadagnini Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37991

Resumo

Destaca-se neste estudo um problema que se apresenta na formação continuada de professores em cursos de pós-graduação stricto sensu, particularmente em cursos de mestrado profissional, que é o de integrar a pesquisa e o desenvolvimento com a ação didática para a construção e validação de sequências de ensino. Nesse sentido, o objeto desta investigação é a produção de sequências didáticas para o ensino de ciências, por meio de metodologias que integrem pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação, especificamente com a metodologia da Engenharia Didática. O presente estudo diz respeito a uma pesquisa mais ampla envolvendo os pressupostos da Engenharia Didática, do qual é parte uma dissertação de mestrado profissional em ensino de ciências que está em progresso. Tendo-se como foco a Engenharia Didática, o objetivo deste estudo é avaliar as possibilidades que têm sido exploradas deste referencial como instrumento para a produção de sequências didáticas para o ensino de ciências. A metodologia de pesquisa bibliográfica é empregada para este estudo, tendo-se como fonte artigos, trabalhos completos em eventos, dissertações e teses com foco no ensino de ciências envolvendo o uso da Engenharia Didática. A partir da análise de atributos acerca da funcionalidade deste referencial para a obtenção de sequências de ensino, é encorajado o uso dos pressupostos teórico-metodológicos da Engenharia Didática para a concepção e validação empírica de sequências de ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Silva Guimarães, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa.

Vania Elisabeth Barlette, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa.

Paulo Henrique Guadagnini, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

2015-10-09

Como Citar

GUIMARÃES, R. S.; BARLETTE, V. E.; GUADAGNINI, P. H. A engenharia didática da construção e validação de sequências de ensino: um panorama com foco no ensino de ciências. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 211–226, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i1.37991. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37991. Acesso em: 28 mar. 2024.