A engenharia didática da construção e validação de sequências de ensino: um panorama com foco no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37991Resumen
Destaca-se neste estudo um problema que se apresenta na formação continuada de professores em cursos de pós-graduação stricto sensu, particularmente em cursos de mestrado profissional, que é o de integrar a pesquisa e o desenvolvimento com a ação didática para a construção e validação de sequências de ensino. Nesse sentido, o objeto desta investigação é a produção de sequências didáticas para o ensino de ciências, por meio de metodologias que integrem pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação, especificamente com a metodologia da Engenharia Didática. O presente estudo diz respeito a uma pesquisa mais ampla envolvendo os pressupostos da Engenharia Didática, do qual é parte uma dissertação de mestrado profissional em ensino de ciências que está em progresso. Tendo-se como foco a Engenharia Didática, o objetivo deste estudo é avaliar as possibilidades que têm sido exploradas deste referencial como instrumento para a produção de sequências didáticas para o ensino de ciências. A metodologia de pesquisa bibliográfica é empregada para este estudo, tendo-se como fonte artigos, trabalhos completos em eventos, dissertações e teses com foco no ensino de ciências envolvendo o uso da Engenharia Didática. A partir da análise de atributos acerca da funcionalidade deste referencial para a obtenção de sequências de ensino, é encorajado o uso dos pressupostos teórico-metodológicos da Engenharia Didática para a concepção e validação empírica de sequências de ensino de ciências.Descargas
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Publicado
2015-10-09
Cómo citar
GUIMARÃES, R. S.; BARLETTE, V. E.; GUADAGNINI, P. H. A engenharia didática da construção e validação de sequências de ensino: um panorama com foco no ensino de ciências. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 211–226, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i1.37991. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37991. Acesso em: 19 dic. 2024.
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Artigos
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