O uso do blog no contexto escolar: novas tecnologias aplicadas ao ensino de língua inglesa
Resumo
As novas tecnologias estão sendo disponibilizadas no contexto escolar com grande variedade de recursos e meios de interação, os quais envolvem tanto os alunos quanto os professores. No entanto, essas novidades tecnológicas estão fazendo com que algumas escolas criem certa resistência aos meios digitais, por se tratar de um ambiente tradicionalmente conservador. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo utilizar as novas tecnologias no ensino de Língua Inglesa, despertando o interesse dos alunos por meio da criação de um blog, proporcionando a compreensão textual em inglês por meio da leitura não só de textos, mas também de imagens, títulos, fotos e outros exemplos de interação proporcionados por esta ferramenta. Para isso, a pesquisa se baseia nos pressupostos de Marcuschi e Xavier (2010), Bettega (2010), Dudeney e Hockly (2007) e Singhal (2012), os quais discutem assuntos como a leitura e a produção textual na era digital e o ensino de línguas baseado nas novas tecnologias. Como procedimento metodológico serão utilizadas as pesquisas analítica, descritiva bibliográfica e de campo. Dentre as ações já desenvolvidas, pode-se destacar a realização dos estudos bibliográficos, a investigação inicial com professores e o esboço da criação do blog.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-13
Como Citar
IDALGO, L.; DUTRA, A. O uso do blog no contexto escolar: novas tecnologias aplicadas ao ensino de língua inglesa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 267–273, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38029. Acesso em: 19 set. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).