Elaboração de material digital para professores mediadores na aprendizagem do ensino de língua inglesa: alunos como pesquisadores
Resumo
As escolas da atualidade precisam repensar suas metodologias de ensino para que possam atender às necessidades atuais dos jovens que nasceram na era digital. Observa-se que o ensino e aprendizagem não devem se pautar na memorização e reprodução de conteúdos, mas sim pelo manejo e na produção do conhecimento, a fim de intervir em sua própria realidade (MATEUS, 2002, p. 6). Assim, o objetivo desta pesquisa é mostrar a efetividade do professor como mediador da aprendizagem de alunos pesquisadores e questionadores, desmistificando os desafios que muitas vezes são apontados nessa metodologia pelos envolvidos e estudiosos da área. O referencial teórico para este estudo conta com as contribuições de Demo (1991), Mateus (2002), Freire (1998) e Magalhães (2002), que discutem a autonomia do professor e, também, com os pressupostos de Nunan (1992) e Scheneider (2014) que discorrem sobre métodos de pesquisa utilizados em sala de aula. Como metodologia de trabalho, serão utilizados os tipos de pesquisa analítica, interpretativa, bibliográfica e de campo. Dentre as ações já desenvolvidas, podem-se destacar os estudos bibliográficos, seleção de participantes da pesquisa e um ensaio de investigação com os professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-13
Como Citar
SANTOS, C. P. dos; DUTRA, A. Elaboração de material digital para professores mediadores na aprendizagem do ensino de língua inglesa: alunos como pesquisadores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 243–258, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38027. Acesso em: 19 set. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).