Elaboração de material digital para professores mediadores na aprendizagem do ensino de língua inglesa: alunos como pesquisadores
Abstract
As escolas da atualidade precisam repensar suas metodologias de ensino para que possam atender às necessidades atuais dos jovens que nasceram na era digital. Observa-se que o ensino e aprendizagem não devem se pautar na memorização e reprodução de conteúdos, mas sim pelo manejo e na produção do conhecimento, a fim de intervir em sua própria realidade (MATEUS, 2002, p. 6). Assim, o objetivo desta pesquisa é mostrar a efetividade do professor como mediador da aprendizagem de alunos pesquisadores e questionadores, desmistificando os desafios que muitas vezes são apontados nessa metodologia pelos envolvidos e estudiosos da área. O referencial teórico para este estudo conta com as contribuições de Demo (1991), Mateus (2002), Freire (1998) e Magalhães (2002), que discutem a autonomia do professor e, também, com os pressupostos de Nunan (1992) e Scheneider (2014) que discorrem sobre métodos de pesquisa utilizados em sala de aula. Como metodologia de trabalho, serão utilizados os tipos de pesquisa analítica, interpretativa, bibliográfica e de campo. Dentre as ações já desenvolvidas, podem-se destacar os estudos bibliográficos, seleção de participantes da pesquisa e um ensaio de investigação com os professores.Downloads
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Published
2015-10-13
How to Cite
SANTOS, C. P. dos; DUTRA, A. Elaboração de material digital para professores mediadores na aprendizagem do ensino de língua inglesa: alunos como pesquisadores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 243–258, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38027. Acesso em: 19 dec. 2024.
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Relatos de Experiências
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