v. 22 n. 2 (2011): Dossiê: Diversidade na Escola

					Visualizar v. 22 n. 2 (2011): Dossiê: Diversidade na Escola
Publicado: 2013-10-02
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26713

Dossiê: Diversidade na Escola

  • Práticas educativas sobre diversidade sexual no ambiente educacional: possível ou ainda uma utopia?

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26659
    Clodoaldo Fernandes, Ivonete Bueno dos Santos
  • O papel da escola frente à diversidade cultural expresso em documentos nacionais

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26661
    Alice Felisberto da Silva, Jacira Helena do Valle Pereira
  • A terceira idade no contexto das políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (1988-2011)

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26663
    Danilo Rabelo, Simone C. Rodrigues da Silva
  • Sobre altas habilidades/superdotação: o direito de ser diferente na escola

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26666
    Anna M. C. Benite, Claudio R. M. Benite, Elaisse M. Alves, Karina M. M. B. Cunha, Marcos V. R. Procopio
  • A avaliação escolar na perspectiva inclusiva: o texto escrito em Língua Portuguesa por alunos surdos do 3° ano do ensino médio de Goiânia

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26668
    Leosmar Aparecido da Silva, Maria Luísa Mendes
  • Educação inclusiva e prática pedagógica: um estudo de caso com professores de alunos com deficiência mental no ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26669
    Elaine Cristina Batista Borges de Oliveira
  • Limites e desafios no ensino de História: um olhar sobre os saberes, as práticas e a formação em Morrinhos, GO

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26670
    Allysson Fernandes Garcia, Fernanda Santos Tomazela, Urânia Gonçalves dos Santos
  • O Ensino Religioso nas escolas públicas estaduais de Aparecida de Goiânia: entre discursos e práticas

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26671
    Évely Adriana de Lima Lopes

Entrevistas

  • Para uma educação que aceite e respeite as diferenças

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26672
    Newton Freire Murce
  • A diversidade cultural é um direito humano

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26673
    Danilo Rabelo

Artigos

  • Interdisciplinaridade: um diálogo da língua inglesa moderna com a educação integral através de oficinas pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26679
    Mercês P. Cunha Mendonça, José Renato de Sousa Pereira
  • Poesia na rede: as novas tecnologias no ensino de língua inglesa

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26680
    Layssa Gabriela Almeida e Silva
  • O uso das tecnologias no ensino fundamental: novos desafios para o professor de educação física em uma escola pública de Goiânia

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26681
    Ana Maria da Conceição Silva, Matilde Gonçalves da Penha
  • A teoria da complexidade e o seu princípio educativo: as ideias educacionais de Edgar Morin

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26682
    Bruno Pedroso Lima Silva
  • Ensinar a filosofar no ensino médio: uma proposta metodológica

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26683
    Maria Helena Ferreira Goulart
  • Experiência docente com literatura no ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26684
    Leandro Bernardo Guimarães

Resenhas

  • SCHRÖDER, Peter (Org.). Cultura, identidade e território no Nordeste indígena: os Fulni-ô. Recife: Ed. UFPE, 2012. 262 p.

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26685
    Edson Silva
  • CANTET, L. Entre os muros da escola. França, 2008.

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26686
    Fabrício Cordeiro dos Santos