Sobre altas habilidades/superdotação: o direito de ser diferente na escola
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26666Resumo
O paradigma da inclusão implica a reestruturação dos sistemas de ensino a partir do reconhecimento da diversidade da sala de aula. Desta forma, estudos direcionados a pessoas com necessidades educativas especiais (NEE), specificamente com altas habilidades/superdotação, na perspectiva da inclusão escolar, devem ser abordados de forma singular nos cursos de formação de professores, instância que também deve ser responsabilizada pela preparação de recursos humanos para essa nova demanda e na qual tais questões podem e devem ser problematizadas. Neste trabalho versamos sobre considerações a respeito do conceito de altas habilidades/superdotação, apresentando um breve panorama histórico sobre o atendimento a estes alunos. Esclarecimentos sobre as políticas públicas educacionais nacionais que orientam esse atendimento e sobre o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), que surgiu recentemente com o intuito de atender essa especificidade da inclusão escolar, completam nossas considerações.Downloads
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Publicado
2013-10-01
Como Citar
BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M.; ALVES, E. M.; CUNHA, K. M. M. B.; PROCOPIO, M. V. R. Sobre altas habilidades/superdotação: o direito de ser diferente na escola. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rp.v22i2.26666. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26666. Acesso em: 15 out. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Diversidade na Escola
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