O papel da escola frente à diversidade cultural expresso em documentos nacionais

Autores

  • Alice Felisberto da Silva Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS.
  • Jacira Helena do Valle Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26661

Resumo

Este estudo consiste num recorte do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da UFMS, em que se apresenta a análise de documentos nacionais que norteiam a educação, considerando o pluralismo cultural. Buscou-se ancoragem nos estudos de Candau (2002), Gusmão (2003), Valente (1999), entre outros. Foi realizada uma investigação com dados qualitativos, por meio da análise documental. O estudo revelou que há um amplo contingente de documentos que abordam a questão da diversidade cultural na educação, porém a discussão parece estar desvinculada da realidade de desigualdade arraigada nas relações socioeconômicas. À escola é atribuído o papel de lidar com as diferenças, apesar de todas essas vicissitudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Felisberto da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS.

Professora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS. Acadêmica de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail:

Jacira Helena do Valle Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora em Educação pela USP.

Downloads

Publicado

2013-10-01

Como Citar

SILVA, A. F. da; PEREIRA, J. H. do V. O papel da escola frente à diversidade cultural expresso em documentos nacionais. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rp.v22i2.26661. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26661. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Diversidade na Escola