O papel da escola frente à diversidade cultural expresso em documentos nacionais
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26661Resumo
Este estudo consiste num recorte do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da UFMS, em que se apresenta a análise de documentos nacionais que norteiam a educação, considerando o pluralismo cultural. Buscou-se ancoragem nos estudos de Candau (2002), Gusmão (2003), Valente (1999), entre outros. Foi realizada uma investigação com dados qualitativos, por meio da análise documental. O estudo revelou que há um amplo contingente de documentos que abordam a questão da diversidade cultural na educação, porém a discussão parece estar desvinculada da realidade de desigualdade arraigada nas relações socioeconômicas. À escola é atribuído o papel de lidar com as diferenças, apesar de todas essas vicissitudes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-10-01
Como Citar
SILVA, A. F. da; PEREIRA, J. H. do V. O papel da escola frente à diversidade cultural expresso em documentos nacionais. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rp.v22i2.26661. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26661. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Diversidade na Escola
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).