O papel da escola frente à diversidade cultural expresso em documentos nacionais

Authors

  • Alice Felisberto da Silva Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS.
  • Jacira Helena do Valle Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26661

Abstract

Este estudo consiste num recorte do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da UFMS, em que se apresenta a análise de documentos nacionais que norteiam a educação, considerando o pluralismo cultural. Buscou-se ancoragem nos estudos de Candau (2002), Gusmão (2003), Valente (1999), entre outros. Foi realizada uma investigação com dados qualitativos, por meio da análise documental. O estudo revelou que há um amplo contingente de documentos que abordam a questão da diversidade cultural na educação, porém a discussão parece estar desvinculada da realidade de desigualdade arraigada nas relações socioeconômicas. À escola é atribuído o papel de lidar com as diferenças, apesar de todas essas vicissitudes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alice Felisberto da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS.

Professora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS. Acadêmica de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail:

Jacira Helena do Valle Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora em Educação pela USP.

Published

2013-10-01

How to Cite

SILVA, A. F. da; PEREIRA, J. H. do V. O papel da escola frente à diversidade cultural expresso em documentos nacionais. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rp.v22i2.26661. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26661. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Diversidade na Escola