Práticas educativas sobre diversidade sexual no ambiente educacional: possível ou ainda uma utopia?

Autores

  • Clodoaldo Fernandes Mestrando UEG.
  • Ivonete Bueno dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26659

Resumo

O presente artigo, a partir de estudos de Louro (2004, 2007, 2010), Michel Foucault (2001a, 2001b), Moita Lopes (2006, 2008), dentre outros, propõe analisar, na materialidade linguístico-discursiva de alguns recortes advindos de três artigos sobre a diversidade sexual no contexto escolar, os efeitos de sentido que perpassam os seus principais pontos em comum e a recorrência de vozes que entrecruzam as práticas discursivas nesses trabalhos. Este estudo, de caráter qualitativo, de base indutiva e interpretativa, revela a necessidade de se empreenderem reflexões acerca da sexualidade no espaço escolar, a partir de práticas educativas sobre a diversidade sexual.

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Biografia do Autor

Clodoaldo Fernandes, Mestrando UEG.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagens e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás.

Ivonete Bueno dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2013-10-01

Como Citar

FERNANDES, C.; SANTOS, I. B. dos. Práticas educativas sobre diversidade sexual no ambiente educacional: possível ou ainda uma utopia?. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rp.v22i2.26659. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26659. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Diversidade na Escola