O Ensino Religioso nas escolas públicas estaduais de Aparecida de Goiânia: entre discursos e práticas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26671Resumo
O presente trabalho é fruto de reflexões e de pesquisa de campo sobre o Ensino Religioso na escola pública estadual em Goiás, especialmente na cidade de Aparecida de Goiânia. Ele busca a compreensão sobre o direito à individualidade e à manifestação livre de opiniões no ethos escolar público e laico. São apresentadas as concepções teóricas, históricas e fundamentais sobre a escola pública como espaço microssocial e, portanto, locus privilegiado de convivência, hospitalidade e diálogo. A questão da tolerância versus boa convivência, do fundamentalismo, do criacionismo e evolucionismo na escola também é abordada. Além disso, esta pesquisa apresenta um breve histórico nacional do Ensino Religioso e sua herança para o contexto pedagógico atual, bem como os princípios conceituais e legais que nortearam a sua implantação por meio da matriz de habilidades do Ensino Religioso da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Refere-se ainda à aplicabilidade dessa matriz na sala de aula. Os dados obtidos por meio de questionário respondido, entre outubro de 2008 e abril de 2009, pelas professoras que ministram o Ensino Religioso na cidade de Aparecida de Goiânia, possibilitaram traçar um perfil desse profissional, abrindo espaço também para atestar se o confronto entre a teoria e a prática confirma ou não a necessidade do Ensino Religioso nas escolas públicas estaduais em Goiás.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-10-01
Como Citar
LOPES, Évely A. de L. O Ensino Religioso nas escolas públicas estaduais de Aparecida de Goiânia: entre discursos e práticas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rp.v22i2.26671. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26671. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Diversidade na Escola
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).