LAS RESONANCIAS INTERPRETATIVAS EN LECTURAS COMPARTIDAS POR NIÑOS: ENTRE LAS PALABRAS Y LOS SILENCIOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83021Palabras clave:
Lectura Compartida; Silencios; Lectura Literaria; Cartografía.Resumen
Este artículo presenta reflexiones preliminares de una investigación que tuvo como objetivo cartografiar los silencios que emergen durante mediaciones de lectura en una escuela pública, buscando comprender cómo los niños, insertos en contextos específicos, son afectados por los textos y las dinámicas de interacción. Para ello, el análisis se centró en la relación entre los discursos y los silencios de los niños durante estos momentos de mediación. La investigación destaca que los silencios cumplen una función crucial en la construcción de significados, sirviendo como espacios de reflexión e interpretación. El estudio se basa en referenciales teóricos como Bajour (2012, 2023), Orlandi (2007), Chambers (2023), Larrosa (2015) Yunes y Oswald (2004), reforzando la importancia de valorar tanto las palabras como los silencios como elementos constitutivos de la lectura.
Descargas
Citas
ANDRUETTO, M.T..Por uma literatura sem adjetivos. Brasil: Pulo do Gato, 2012.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
BAJOUR, C. Cartografia dos encontros: literatura, silêncio e mediação. São Paulo: Selo Emilia, 2023.
CHAMBERS, A. Diga-me. As crianças, a leitura e a conversa. São Paulo: Cortez, 2023.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2022.
CUARTAS, Á; DIPACHO. Tartarugas. Rio de Janeiro: Companhia das Letrinhas, 2023.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. v. 1.
DELEUZE, G. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 2011.
FREITAS, M.T.A.. No discurso de adolescentes, aspirativas de leitura e escrita na escola. In: YUNES, E.; OSWALD, M.L. (org.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2004. p. 23-39.
KASTRUP, V. A atenção cartográfica e o gosto pelos problemas. Revista Polis e Psique, v. 9, n. 2, p. 99-106, 2019.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
ORLANDI, E.P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Unicamp, 2007.
PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.et al. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020.
PASSOS, E. et al. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020.
SENDAK, M. Onde vivem os monstros. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
YUNES, E.; OSWALD, M.L. (org.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2004.
Mini Bio
Descargas
Publicado
Versiones
- 2025-10-31 (4)
- 2025-10-02 (3)
- 2025-10-01 (2)
- 2025-09-08 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Fernanda Caetano, Ana Carolina da Silva Coelho, Leila de Carvalho Mendes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



