Ceci est une version obsolète publiée le 2025-10-01. Consulter la version la plus récente.

AS RESSONÂNCIAS INTERPRETATIVAS EM LEITURAS COMPARTILHADAS POR CRIANÇAS: ENTRE AS FALAS E OS SILÊNCIOS1

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83021

Mots-clés :

Leitura Compartilhada; Silêncios; Leitura Literária; Cartografia.

Résumé

Este artigo apresenta reflexões preliminares de uma pesquisa que teve como objetivo cartografar os silêncios que emergem durante mediações de leitura em uma escola da rede pública e buscou compreender como as crianças, inseridas em determinados contextos, são afetadas pelos textos e pelas dinâmicas de interação. Para isso, a análise concentrou-se na relação entre as falas e os silêncios das crianças durante esses momentos de mediação. A pesquisa destaca que os silêncios desempenham uma função crucial na construção de significados, servindo como espaços de reflexão e interpretação. O estudo se fundamenta em referenciais teóricos como Bajour (2012, 2023), Orlandi (2007), Chambers (2023), Larrosa (2015) e Yunes e Oswald (2004), reforçando a importância de valorizar tanto as falas quanto os silêncios como elementos constitutivos da leitura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Fernanda Caetano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil,professorafernandacaetano@gmail.com

Graduada em Geografia (licenciatura) pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF - UERJ) e atualmente é graduanda do curso Pedagogia na mesma instituição. Desde 2022 integra o Grupo de Pesquisa e Extensão: Leituras, Sentidos e Afectos (GPELSA) onde atua como bolsista de Iniciação Científica no projeto: Leitura Literária como revolução micropolítica. Sua pesquisa gira em torno do ato da leitura.

Ana Carolina da Silva Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Integrou o grupo de pesquisa GPELSA – Leitura Literária, Sentidos e Afetos como bolsista de Iniciação Científica no projeto Leitura literária como revolução micropolítica, realizando pesquisas cartográficas com foco na mediação de leitura e na arte literária na formação de professores.

Références

ANDRUETTO, M.T..Por uma literatura sem adjetivos. Brasil: Pulo do Gato, 2012.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BAJOUR, C. Cartografia dos encontros: literatura, silêncio e mediação. São Paulo: Selo Emilia, 2023.

CHAMBERS, A. Diga-me. As crianças, a leitura e a conversa. São Paulo: Cortez, 2023.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2022.

CUARTAS, Á; DIPACHO. Tartarugas. Rio de Janeiro: Companhia das Letrinhas, 2023.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. v. 1.

DELEUZE, G. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 2011.

FREITAS, M.T.A.. No discurso de adolescentes, aspirativas de leitura e escrita na escola. In: YUNES, E.; OSWALD, M.L. (org.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2004. p. 23-39.

KASTRUP, V. A atenção cartográfica e o gosto pelos problemas. Revista Polis e Psique, v. 9, n. 2, p. 99-106, 2019.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

ORLANDI, E.P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Unicamp, 2007.

PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.et al. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020.

PASSOS, E. et al. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020.

SENDAK, M. Onde vivem os monstros. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.

YUNES, E.; OSWALD, M.L. (org.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2004.

Mini Bio

Téléchargements

Publié-e

2025-09-08 — Mis(e) à jour 2025-10-01

Versions

Comment citer

CAETANO, Fernanda; DA SILVA COELHO, Ana Carolina; DE CARVALHO MENDES, Leila. AS RESSONÂNCIAS INTERPRETATIVAS EM LEITURAS COMPARTILHADAS POR CRIANÇAS: ENTRE AS FALAS E OS SILÊNCIOS1. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 509–523, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.83021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83021. Acesso em: 5 déc. 2025.

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.