INDICADORES DE RESULTADOS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE DESIGUALDADES EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80617Palavras-chave:
Governos Municipais; Políticas de Regulação; Desigualdades; Redes Públicas.Resumo
Este estudo tem o objetivo de analisar indicadores de resultados educacionais de redes municipais de ensino público no estado do Piauí e em que medida podem denotar o forjamento de desigualdades educacionais. A metodologia empreendeu a pesquisa do tipo quantitativa, com base em levantamento de sinopses estatísticas oriundas do Censo da Educação Básica, dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e, também, dados oriundos do IBGE referentes a 8 municípios: 4 com IDEB mais alto e 4 com IDEB mais baixo na educação de 2023, no contexto do Piauí. Os dados nos permitem auscultar indicadores de cada município pesquisado, de tal forma, que conseguimos identificar desigualdades econômicas, sociais, político-institucionais e, sobretudo, educacionais, ali implicadas.
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