INDICADORES DE RESULTADOS EDUCATIVOS: REFLEXIONES SOBRE LAS DESIGUALDADES ENLAS REDES MUNICIPALES DE EDUCACIÓN PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80617Palabras clave:
Gobiernos Municipales; Políticas de Regulación; Desigualdades; Redes Públicas.Resumen
Este estudio tiene como objetivo analizar indicadores de resultados educativos de las redes municipales de educación pública del estado de Piauí y, en qué medida, pueden denotar la forja de desigualdades educativas. La metodología emprendió la investigación cuantitativa, basada en levantamiento de sinopsis estadísticas del Censo de Educación Básica, resultados del Índice de Desarrollo de la Educación Básica (Ideb) y también datos del IBGE referentes a 8 municipios: 4 con Ideb más alto y 4 con Ideb más bajo en educación en 2023, en el contexto de Piauí. Los datos nos permiten escuchar indicadores de cada municipio investigado, de tal manera que podemos identificar las desigualdades económicas, sociales, político-institucionales y, sobre todo, educativas que allí involucran.
Descargas
Citas
ALAVARSE, O. M.; BRAVO, M. H.; MACHADO, C. Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 24, n. 54, p. 12-31, jan./abr. 2013.
ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional.
Educação Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, jan./mar. 2013.
BARROSO, J. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, Cam¬pinas, v. 26, n. 92, p. 725-751, 2005.
BOF, A. M.; RODRIGUES, C. G.; OLIVEIRA, A. S. Melhoria da qualidade da educação básica e superação das desigualdades educacionais: aprimoramentos para o novo Plano Nacional de Educação. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais,n. 8, p. 81-111, 2023.
CARMO, E. F.; FILHO, D. B. F.; ROCHA, E. C.; SILVA, L. E. C. Um estudo da relação entre a adequação na formação docente e o desempenho escolar no Ensino Médio regular. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v.4, n.12, p.24-37, set./dez. 2014.
CHIRINÉA, A. M.; BRANDÃO, C. F. O IDEB como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significados. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, n. 87, p. 461-484, abr./jun. 2015.
CHIRINÉA, A. M. O índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) e as dimensões associadas à qualidade da educação na escola pública municipal. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2010.
GARCIA, P. S.; BRITO, C. A. F. Indicadores educacionais atrelados ao professor.
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 0498-0520, jan./mar. 2022.
GOUVEIA, A. B.; SOUZA, A. R. de; TAVARES, T. M. O Ideb e as políticas educacionais na região metropolitana de Curitiba. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 42, p. 45-57, 2009. DOI: 10.18222/eae204220092058. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2058. Acesso em: 26 set. 2024.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama – Censo 2022. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pi. Acesso em: 8 set. 2024.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ideb 2023. 2023a. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/relatorio-anual-de-atividades-e-gestao-do-inep-2023/pesquisas-estatisticas-e-indicadores-educacionais/ideb-indice-de-desenvolvimento-da-educacao-basica. Acesso em: 15 set. 2024.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados do Censo Escolar 2023. 2023b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/resultados-do-censo-escolar-2023. Acesso em: 15 set. 2024.
LEE, V. Utilização e modelos hierárquicos lineares para estudar contextos sociais. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (ed.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 273-298.
MEDEIROS, E. B. de O.; SUDBRACK, E. M. IDEB: representações docentes sobre autonomia. Jornal de Políticas Educacionais, v. 16, e87314, set. 2022.
PADILHA, F. et al. As regularidades e exceções no desempenho do Ideb dos municípios. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 51, p. 58-81, 2012.
SCHNEIDER, M. P.; NARDI, E. L.O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, n. 1, p. 7-28, 2014.
SILVA, A. L.; GOMES, A. M. Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Estudo Aval. Educ., São Paulo, v. 29, n. 71, p. 350-384, maio/ago. 2018.
SILVA, M. C. M. da; CERCE, L. M. R.; BRITO, R. O. de. Estudo das Políticas Públicas de Formação de Professores Associado aos Resultados do IDEB dos Estados do Ceará e Maranhão. Jornal de Políticas Educacionais, v. 13, n. 38, p. 1-27, 2019.
SOUSA, S. Z.; LOPES, V. V. A avaliação nas políticas atuais reitera desigualdades. Revista Adusp,Dossiê Educação, p. 53-59, jan. 2010.
TRAVITZKI, R.; FERRÃO, M. E.; COUTO, A. P. Desigualdades Educacionais e Socioeconómicas na População Brasileira Pré-Universitária: Uma Visão a Partir da Análise de Dados do ENEM. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 74, p. 1-36, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.