INDICADORES DE RESULTADOS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE DESIGUALDADES EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO PÚBLICO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80617

Mots-clés :

Governos Municipais; Políticas de Regulação; Desigualdades; Redes Públicas.

Résumé

Este estudo tem o objetivo de analisar indicadores de resultados educacionais de redes municipais de ensino público no estado do Piauí e em que medida podem denotar o forjamento de desigualdades educacionais. A metodologia empreendeu a pesquisa do tipo quantitativa, com base em levantamento de sinopses estatísticas oriundas do Censo da Educação Básica, dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e, também, dados oriundos do IBGE referentes a 8 municípios: 4 com IDEB mais alto e 4 com IDEB mais baixo na educação de 2023, no contexto do Piauí. Os dados nos permitem auscultar indicadores de cada município pesquisado, de tal forma, que conseguimos identificar desigualdades econômicas, sociais, político-institucionais e, sobretudo, educacionais, ali implicadas.

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Biographie de l'auteur-e

Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Corrente, Piauí, Brasil, raimundamaria@cte.uespi.br

Doutora em Educação pela Pontifícia Realizou estágio pós-doutoral no PPGED na Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora da Universidade Estadual do Piauí, Campus Jesualdo Cavalcanti, Corrente-PI, no curso de Pedagogia. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais (GREPE). Pesquisa temas no campo da gestão, tanto na educação básica quanto na educação superior.

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Publié-e

2024-12-20

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RIBEIRO, R. M. da C. INDICADORES DE RESULTADOS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE DESIGUALDADES EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO PÚBLICO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1566–1580, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80617. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80617. Acesso em: 22 déc. 2024.