POLÍTICAS DE IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: O QUE DIZ A PROPOSTA DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2024-2034
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82899Mots-clés :
Políticas Públicas Educacionais. Plano Nacional de Educação. Tecnologias Digitais. Inteligência Artificial.Résumé
O estudo analisa as perspectivas relacionadas ao uso de tecnologias digitais e inteligência artificial na educação, apresentadas no Projeto de Lei nº 2.614/2024, que institui o novo Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta é comparada ao PNE vigente (2014-2024) por meio de abordagem quanti-qualitativa e análise de conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados revelam maior ênfase às tecnologias educacionais no novo PNE, com metas voltadas a políticas públicas nessa área. Contudo, observou-se a ausência de diretrizes específicas para a Educação a Distância (EaD), acervos e bibliotecas digitais no que se refere ao uso de tecnologias. A inteligência artificial não é contemplada nas metas e estratégias da proposta. Apesar dessas lacunas, o novo PNE representa um avanço ao incluir uma meta específica sobre conectividade, cidadania digital e inclusão tecnológica.
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© Kellyn Regina Lazarotto, Amanda Bertan, Nilce Fátima Scheffer, Oto João Petry 2025

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