POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: DIMENSÕES PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE ECOSSISTÊMICA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82201Mots-clés :
Política Nacional de Educação Digital; Formação Docente; Tecnologias Digitais.Résumé
Este estudo tem como objetivo analisar os desafios impostos pela Política Nacional de Educação Digital (PNED), diante das desigualdades nacionais em infraestrutura e conectividade, buscando apontar premissas para uma formação docente ética, inclusiva, capaz de superar perspectivas meramente instrumentais. A pesquisa adota uma abordagem teórica descritiva, fundamentada em fontes bibliográficas e documentais. São considerados documentos como a própria PNED, a Estratégia Nacional Escolas Conectadas, além de dados nacionais da Anatel, do Comitê Gestor da Internet no Brasil e do Anuário Brasileiro da Educação Básica. As dimensões formativas delineadas apoiam-se nas contribuições de Edgar Morin, Maria Cândida Moraes, Paulo Freire e Humberto Maturana, com base em fundamentos ecossistêmicos e transdisciplinares que sustentam uma formação docente emancipadora.
Téléchargements
Références
BRASIL. Lei nº 14.533, de 4 de janeiro de 2023. Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 jan. 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14945.htm. Acesso em: 23 fev. 2025.
BRASIL. Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis nº 14.818, de 16 de janeiro de 2024, nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e nº 14.640, de 31 de julho de 2023. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 jul. 2024. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2024/L14945.htm. Acesso em: 23 fev. 2025.
BRASIL. Autodiagnóstico de Saberes Digitais tem 50 mil respostas. 2024.
Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/novembro/autodiagnostico-de-saberes-digitais-tem-50-mil-respostas. Acesso em: 23 fev. 2025.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.br). Pesquisa TIC Educação 2023. São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.cetic.br. Acesso em: 4 mar. 2025.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 3. ed. Campinas: Papirus, 1994.
LUPION, Patrícia Torres. Cultura digital e educação: desafios e possibilidades no século XXI. Curitiba: PUCPR, 2016.
MACHADO, Michelle. O estado democrático de direito e a educação: uma aproximação necessária e urgente para implementação de uma autêntica cultura política. Revista Observatório, v. 10, n. 1, p. a48, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a48pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19668. Acesso em: 23 fev. 2025.
MATURANA, Humberto. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 1. ed. São Paulo: Palas Athena, 1997.
MORAES, Maria Cândida. Educação a distância: fundamentos e práticas. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
_______________________. Educação, transdisciplinaridade e pesquisa: ensaios introdutórios. São Paulo: Triunfal, 2008.
MORAN, José Manuel. Educação e tecnologias: o novo paradigma educacional. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2013.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, UNESCO, 2000.
SOUZA, Aline; SILVA, Bruno; PEREIRA, Carla. A importância dos espaços não formais nas aulas de ciências: uma revisão de literatura. Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, v. 8, n. 2, p. 15-25, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/15263. Acesso em: 20 mar. 2022.
Téléchargements
Publié-e
Versions
- 2025-10-31 (2)
- 2025-09-08 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Michelle Jordão Machado Michelle Jordão, Drª Adriana Justin Cerveira Kampff, Drª Patrícia Lupion Torres 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



