POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: DIMENSÕES PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE ECOSSISTÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82201Palavras-chave:
Política Nacional de Educação Digital; Formação Docente; Tecnologias Digitais.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar os desafios impostos pela Política Nacional de Educação Digital (PNED), diante das desigualdades nacionais em infraestrutura e conectividade, buscando apontar premissas para uma formação docente ética, inclusiva, capaz de superar perspectivas meramente instrumentais. A pesquisa adota uma abordagem teórica descritiva, fundamentada em fontes bibliográficas e documentais. São considerados documentos como a própria PNED, a Estratégia Nacional Escolas Conectadas, além de dados nacionais da Anatel, do Comitê Gestor da Internet no Brasil e do Anuário Brasileiro da Educação Básica. As dimensões formativas delineadas apoiam-se nas contribuições de Edgar Morin, Maria Cândida Moraes, Paulo Freire e Humberto Maturana, com base em fundamentos ecossistêmicos e transdisciplinares que sustentam uma formação docente emancipadora.
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Referências
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Publicado
Versões
- 2025-10-31 (2)
- 2025-09-08 (1)
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