O USO DA TÉCNICA DO ACORDELADO INDÍGENA EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM SENSÍVEL: A EXPERIÊNCIA DO GABINETE DE ARQUEOLOGIA/UENF
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79432Mots-clés :
Cultura Indígena; Cultura Material; Lei n. 11.645/2008; Formação Continuada.Résumé
Este trabalho relata os processos de criação, execução e avaliação da oficina pedagógica para produção de cerâmica dos povos indígenas com a técnica do acordelado, realizada em março de 2024, dentro do Gabinete de Arqueologia localizando-se na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ. Além da produção estimular discussões sobre a temática, buscou incentivar novas práticas pedagógicas e diversificar as abordagens no ambiente escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, trata-se de um relato da experiência da oficina desenvolvida com professores e licenciandos em Pedagogia (UENF), utilizando a observação direta e a aplicação de formulário com os participantes ao final da atividade. Por meio da análise de dados, foi possível observar a efetividade daquele espaço na proposição de práticas pedagógicas mais atentas às necessidades dos ambientes educacionais atuais.
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