O USO DA TÉCNICA DO ACORDELADO INDÍGENA EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM SENSÍVEL: A EXPERIÊNCIA DO GABINETE DE ARQUEOLOGIA/UENF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79432

Palavras-chave:

Cultura Indígena; Cultura Material; Lei n. 11.645/2008; Formação Continuada.

Resumo

Este trabalho relata os processos de criação, execução e avaliação da oficina pedagógica para produção de cerâmica dos povos indígenas com a técnica do acordelado, realizada em março de 2024, dentro do Gabinete de Arqueologia localizando-se na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ. Além da produção estimular discussões sobre a temática, buscou incentivar novas práticas pedagógicas e diversificar as abordagens no ambiente escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, trata-se de um relato da experiência da oficina desenvolvida com professores e licenciandos em Pedagogia (UENF), utilizando a observação direta e a aplicação de formulário com os participantes ao final da atividade. Por meio da análise de dados, foi possível observar a efetividade daquele espaço na proposição de práticas pedagógicas mais atentas às necessidades dos ambientes educacionais atuais.

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Biografia do Autor

Paula Oliveira de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil, paulasouzahist@gmail.com

Professora de História pelas Faculdades Integradas Simonsen (FIS), Especialista em História do Brasil pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Especialista em Práticas Educacionais na Docência no século XXI pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) e Mestranda em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Membro do Gabinete de Arqueologia (UENF).

Simonne Teixeira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil, simonne@uenf.com

Doutora em Filosofía i Lletras (História) - Universitat Autònoma de Barcelona, Pós-doutorado pela Escuela de Estudios Hispano-Americanos/CSIC, graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas. Docente e pesquisadora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais/UENF e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais/UENF.

Júlia Ermínia Riscado, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil, julia_riscado@yahoo.com.br

Pesquisadora bolsista de Pós-Doutorado em Políticas Sociais (PPGPS/UENF) contemplada pelo edital "FAPERJ N 17/2022 - Programa Pós-Doutorado Nota 10". Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e graduada em História pela Universidade Federal Fluminense, (UFF). Integra o Grupo de Pesquisa CNPq Officina de Estudos do Patrimônio Cultural e o Observatório do Patrimônio Cultural de Campos.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

SOUZA, P. O. de; TEIXEIRA, S.; RISCADO, J. E. O USO DA TÉCNICA DO ACORDELADO INDÍGENA EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM SENSÍVEL: A EXPERIÊNCIA DO GABINETE DE ARQUEOLOGIA/UENF. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1413–1428, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79432. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79432. Acesso em: 21 nov. 2024.