NARRATIVAS DE MULHERES DISCENTES COM DEFICIÊNCIA SOBRE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79185Mots-clés :
Mulher com Deficiência, Educação Superior, Inclusão, AprendizagemRésumé
É fato que o avanço político e legal, da virada do século, impulsionou reformas em prol da educação inclusiva no sistema de ensino brasileiro. No entanto, se tratando da inclusão de grupos específicos na educação superior, ainda há invisibilidade das barreiras enfrentadas por mulheres com deficiência na formação universitária. A partir desta problemática, esta investigação tem como objetivo analisar narrativas de mulheres com deficiência nordestinas sobre a condições de aprendizagem na educação superior. O presente estudo realizou-se por meio da Pesquisa Participante que envolveu o diálogo com mulheres discentes com deficiência em encontros remotos. Os principais resultados indicam que a aprendizagem na educação superior depende de diferentes circunstâncias, sobretudo, da eliminação de barreiras atitudinais com relação à expectativa docente acerca da capacidade das estudantes com deficiência
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© Andreza Vidal Bezerra, Adenize Queiroz de Farias, Jackeline Susann Souza da Silva 2025

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