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NARRATIVES OF WOMEN STUDENTS WITH DISABILITIES ABOUT LEARNING IN HIGHER EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79185

Keywords:

Women with Disabilities; Higher Education; Inclusion; Learning

Abstract

It is a discovery that political and legal advances since the beginning of the siglo have driven educational reforms for inclusive education in the Brazilian educational system. However, when it comes to the inclusion of specific groups in higher education, there is still invisibility of the barriers that face women with disabilities in higher education. Based on this problem, this investigation aims to analyze narratives of women with disabilities, from northwestern Brazil, about the conditions of learning in higher education. This study is based on Participant Research that involves dialogue with women with disabilities in remote meetings. The main results indicate that learning in higher education depends on different circumstances, above all, on the elimination of behavioral barriers in relation to teaching expectations regarding the capacity of students with disabilities to learn and exercise the profession acquired during university training.

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Author Biographies

Andreza Vidal Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, andrezavidal@hotmail.com

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha Educação e Inclusão em Contextos Educacionais e Mestre pela mesma instituição. Licenciada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), seu interesse de pesquisa centra-se nas Políticas Educacionais de inclusão e acessibilidade para as estudantes com deficiência na educação superior. Possui publicações em livros, revistas e eventos científicos relacionados aos temas: Capacitismo, Estudos Feministas e interseccionais da deficiência. Além disso, desenvolve ações que contemplam a inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior. 

Adenize Queiroz de Farias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, adenize.queiroz@gmail.com

Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é professora de Educação Especial no Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP/UFPB). Assessora de Educação e Cultura da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) e colaboradora do Instituto dos Cegos de Campina Grande. Tem experiência na área de Inclusão Escolar e Social das Pessoas com Deficiência e discute temáticas como Capacitismo, Estudos da Deficiência e Feminismo, numa perspectiva interseccional, discutindo ainda as Barreiras Atitudinais experienciadas por estudantes com deficiência, particularmente no âmbito do Ensino Superior. Desde 2018 atua na Formação Docente voltada para Educação Especial numa perspectiva inclusiva, coordenando cursos de aperfeiçoamento e especialização Lato Sensu em parceria com o Ministério da Educação.

Jackeline Susann Souza da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil, jackeline.susann@uece.br

Doutora em Educação pela Universidad de Salamanca (Espanha). Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela UFPB. É professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua como docente colaboradora do Curso de Especialização em Educação Inclusiva - AEE da UFPB. Foi pesquisadora visitante no Centro de Estudos Sociais (CES-2018), da Universidade de Coimbra (UC-Portugal), e no Instituto de Relações Internacionais (IRI), da USP (2019). Colaborou no Observatório Nacional da Educação Especial (UFSCar). Desenvolve consultorias, relatórios técnicos e textos científicos para periódicos e instituições nacionais e internacionais, entre estas a UNESCO. É revisora ad hoc de projetos de pesquisa e artigos científicos em áreas interdisciplinares, incluindo periódicos como Educação em Revista (A1-UFMG); Revista Trabalho Educação (A2-UFMG) e Revista Leia Escola (B3-UFCG). Principais campos de expertise: acessibilidade; deficiência, diferenças e diversidade; políticas e práticas pedagógicas inclusivas.

References

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Published

2025-04-30

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How to Cite

VIDAL BEZERRA, Andreza; QUEIROZ DE FARIAS, Adenize; SUSANN SOUZA DA SILVA, Jackeline. NARRATIVES OF WOMEN STUDENTS WITH DISABILITIES ABOUT LEARNING IN HIGHER EDUCATION. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79185. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79185. Acesso em: 5 dec. 2025.

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