DO CINEMA AO CINEMA EDUCATIVO: AÇÕES NO MUNICÍPIO DE LONDRINA-PR (1949-1969)
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76024Mots-clés :
Cinema Educativo; Mídia; Município; História da Educação.Résumé
O cinema, em escala global, é uma mídia provocadora de transformações nos processos socioculturais e os seus impactos estão em diferentes experiências humanas. Na educação escolar brasileira, houve iniciativas ligadas ao cinema educativo, um fenômeno institucionalizado na década de 1930 em tempos de políticas varguistas e que se estendeu para muitos municípios. Este artigo propõe analisar a experiência do Cinema Educativo no município de Londrina-PR (1949-1969), tendo como base uma história mais ampla do cinema educativo e do próprio cinema. Como metodologia seguiu as orientações de Bacellar (2006) e Luca (2021) para tratar as fontes históricas. Com o estudo considera-se que o cinema educativo em Londrina esteve no contexto das atividades do DEPAS (Departamento de Educação e Assistência Social) e suas ações voltaram-se para os professores, alunos e comunidade escolar mais ampliada.
Téléchargements
Références
ÁLVAREZ, A.; COLLEONI, D.; HORTA, L. El cine en el aula: el Instituto de Cinematografía Educativa de la Universidad de Chile (1929-1948). Cuadernos Chilenos de Historia de la Educación, Rancagua, n. 2, p. 20-46, 2014. Disponível em: https://historiadelaeducacion.cl/index.php/home/article/view/19. Acesso em: 06 mar. 2024.
ARAGÃO, I. R. Palavras escritas: do cinema mudo ao falado. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29, 2006, Brasília. Anais [...] Brasília: INTERCOM, 2006. p. 1-15.
BACELLAR, C. A. P. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2006. p. 23-80.
BENITO, A. E. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea, 2017.
CALABRE, L. História das políticas culturais na América Latina: um estudo comparativo de Brasil, Argentina, México e Colômbia. Revista Escritos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 7, p. 323-345, 2013. Disponível em: http://escritos.rb.gov.br/numero07/artigo12.php. Acesso em: 06 mar. 2024.
CAMARGO, F. S.; HONORATO, T. Jornal Paraná-Norte: educação na cidade de Londrina (1934-1953). Cadernos de história da educação (online), Uberlândia, v. 19, p. 167-186, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/52702. Acesso em: 06 mar. 2024.
CAPELO, M. R. C. Educação, escola e diversidade no meio rural. Londrina: SciELO-EDUEL, 2013.
CARDOSO, M. Glauber Rocha: exílio, cinema e História do Brasil. História e cinema. São Paulo: Alameda, 2011.
CARVALHO, M. S. Cinema novo brasileiro. Coleção Campo Imagético. Campinas: Papirus, 2006.
CATELLI, R. E. A presença norte-americana no debate sobre cinema e educação no Brasil, 1920 a 1950. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 25, 2009, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: ANPUH, 2009, p. 1-10.
CESARO, C. J. Em preservação e restauração cinematográficas no Brasil: a restauração do acervo de Hikoma Udhiara. 2007. Tese (Doutorado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
DARONCO, M. A. P.; TOMAIM, C. S. Memórias em frames: o suporte 16mm e a experiência de fazer cinema. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 6, n. 12, p. 110-125, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742. Acesso em: 06 mar. 2024.
DUARTE, J. I. A cinepedagogia enquando «grande função do cinema». Discursos, modelos e experiências do cinema educativo em Portugal (1920 1950): o caso do Porto. CEM Cultura, Espaço & Memória, Porto, n. 10, p. 125-142, 2020. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/7033/6463. Acesso em: 06 mar. 2024.
FARIA, T. B. Escolas isoladas rurais londrinenses (PR): primeiras reflexões. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 7, 2013. Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: UFMT, SBHE, 2013. p. 1-10.
FREIRE, R. L. Truste, músicos e vitrolas: a tentativa de monopólio da Western Electric na chegada do cinema sonoro ao Brasil e seus desdobramentos. Imagofagia, Buenos Aires, n. 5, p. 1-24, 2012. Disponível em: https://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/684. Acesso em: 06 mar. 2024.
GONÇALVES NETO, W.; MAGALHÃES, J. P. O Local na História da Educação: o município pedagógico em Portugal e Brasil. In: ARAUJO, M. M. (Org.). História(s) Comparada(s) de Educação. Brasília: Liber Livro, 2009. p. 161-198.
HONORATO, T.; YAMASHITA, B. E. G. Ações municipais de Londrina-PR na estruturação da profissão de professor (1934-1963). Educar em Revista, Curitiba, v. 38, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/KJCv7RxLHxK858dzpPGQ6BJ/. Acesso em: 06 mar. 2024.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, Maringá, v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em: 06 mar. 2024.
LONDRINA. DEPAS – Departamento de Educação Pública e Assistência Social. [196-?.].
LONDRINA. Livro de Relatórios do Executivo. Volume 03. Local: Câmara Municipal de Londrina. 1954a.
LONDRINA. Caderno de Atas de Reuniões do DEPAS, 16 de agosto de 1954. Local: Museu Escolar de Londrina. 1954b.
LONDRINA. Livro de Relatórios do Executivo. Volume 02. Local: Câmara Municipal de Londrina. 1954c.
LONDRINA. Livro de Relatórios do Executivo. Volume 07: Local: Câmara Municipal de Londrina. 1961 a 1963.
LONDRINA. Livro de Relatórios do Executivo. Volume 08. Local: Câmara Municipal de Londrina. 1966.
LUCA, T. R. Práticas de pesquisa em história. São Paulo: Contexto, 2021.
MACÍAS, N. A. Cine y educación en la España de las primeras décadas del siglo XX. Tres concepciones del cine educativo. Tarbiya, Revista de Investigación e Innovación Educativa, Madrid, n. 31, p. 39-66, 2002. Disponível em: https://revistas.uam.es/tarbiya/article/view/7396. Acesso em: 06 mar. 2024.
PAULILO, A. L.; TREVISAN, A. R. Cinema educativo entre o documentário e a ficção. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 22, p.1-16, e165, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/68199. Acesso em: 06 mar. 2024.
PINHEIRO, M. A. P. Cinema e educação: modelos internacionais, impressos e intelectuais no Brasil no início do século XX. 2015. Tese (Doutorado) – Centro Pedagógico, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/items/18e508da-a517-4dbd-9f60-5a0b23c7ddaf. Acesso em: 06 mar. 2024.
SERRA, M. S.; PERUFFO, G. Los inicios de cine educativo producido por el Estado. Los casos de Brasil y Argentina. Encuentros Latinoamericanos (segunda época), Montevideo, v. 4, n. 2, p. 8-25, 2020. Disponível em: https://ojs.fhce.edu.uy/index.php/enclat/article/view/871. Acesso em: 06 mar. 2024.
SILVA, B. D. da. As tecnologias de informação e comunicação nas reformas educativas em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, Porto, v. 14, n. 2, p. 111-153, 2001. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/491. Acesso em: 06 mar. 2024.
SILVA, R. M. L. da. O Movimento de renovação da educação e o cinema educativo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 24, 2007, São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: ANPUH, 2007, p. 1-9.
SOUZA, M. G. de. Cinema novo: a cultura popular revisitada. História: Questões & Debates, Curitiba, v. 38, n. 1, p. 133-159, 2003.
VIEIRA, V. A.; APPIO, J. O impacto da conexidade no comportamento do consumidor em relação aos programas de televisão. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 14, p. 703-721, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/HbNWBzQWp7nNwvzrsMGSfLQ/?format=html&lang=pt. Acesso em: 06 mar. 2024.
VIÑAO FRAGO, A. Historia de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 0, p. 63-82, set./dez. 1995.
YAMASHITA, B. E. G. Poder municipal e educação na cidade de Londrina (1934-1960): ações de uma “autonomia autorizada”. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019. Disponível em: https://www.ppedu.uel.br/pt/mais/dissertacoes-teses/dissertacoes/category/6-2019?start=20. Acesso em: 06 mar. 2024.
YAMASHITA, B. E. G.; HONORATO, T. Construção do município de Londrina-PR: Ações de educação e de cultura (1934-1960). História & Ensino, Londrina, v. 27, n. 1, p. 374-399, jan./jun. 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/36560. Acesso em: 06 mar. 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.