DEL CINE AL CINE EDUCATIVO: ACCIONES EN EL MUNICIPIO DE LONDRINA-PR (1949-1969)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76024Palabras clave:
Cine Educativo; Medios de Comunicación; Municipio; Historia de la Educación.Resumen
El cine a escala global es un medio que provoca transformaciones en los procesos socioculturales y sus impactos se encuentran en diferentes experiencias humanas. En la educación escolar brasileña hubo iniciativas vinculadas al cine educativo, fenómeno institucionalizado en la década de 1930 en tiempos de las políticas de Vargas y que se extendió a muchos municipios. Este artículo se propone analizar la experiencia del cine educativo en la ciudad de Londrina-PR (1949-1969), a partir de una historia más amplia del cine educativo y del cine mismo. Como metodología siguió las pautas de Bacellar (2006) y Luca (2021) para el tratamiento de las fuentes históricas. con el estudio, se considera que el cine educativo en Londrina estaba en el contexto de las actividades de DEPAS (Departamento de Educación y Asistencia Social) y sus acciones estaban dirigidas a profesores, estudiantes y la comunidad escolar más amplia.
Descargas
Citas
ÁLVAREZ, A.; COLLEONI, D.; HORTA, L. El cine en el aula: el Instituto de Cinematografía Educativa de la Universidad de Chile (1929-1948). Cuadernos Chilenos de Historia de la Educación, Rancagua, n. 2, p. 20-46, 2014. Disponível em: https://historiadelaeducacion.cl/index.php/home/article/view/19. Acesso em: 06 mar. 2024.
ARAGÃO, I. R. Palavras escritas: do cinema mudo ao falado. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29, 2006, Brasília. Anais [...] Brasília: INTERCOM, 2006. p. 1-15.
BACELLAR, C. A. P. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2006. p. 23-80.
BENITO, A. E. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea, 2017.
CALABRE, L. História das políticas culturais na América Latina: um estudo comparativo de Brasil, Argentina, México e Colômbia. Revista Escritos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 7, p. 323-345, 2013. Disponível em: http://escritos.rb.gov.br/numero07/artigo12.php. Acesso em: 06 mar. 2024.
CAMARGO, F. S.; HONORATO, T. Jornal Paraná-Norte: educação na cidade de Londrina (1934-1953). Cadernos de história da educação (online), Uberlândia, v. 19, p. 167-186, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/52702. Acesso em: 06 mar. 2024.
CAPELO, M. R. C. Educação, escola e diversidade no meio rural. Londrina: SciELO-EDUEL, 2013.
CARDOSO, M. Glauber Rocha: exílio, cinema e História do Brasil. História e cinema. São Paulo: Alameda, 2011.
CARVALHO, M. S. Cinema novo brasileiro. Coleção Campo Imagético. Campinas: Papirus, 2006.
CATELLI, R. E. A presença norte-americana no debate sobre cinema e educação no Brasil, 1920 a 1950. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 25, 2009, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: ANPUH, 2009, p. 1-10.
CESARO, C. J. Em preservação e restauração cinematográficas no Brasil: a restauração do acervo de Hikoma Udhiara. 2007. Tese (Doutorado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
DARONCO, M. A. P.; TOMAIM, C. S. Memórias em frames: o suporte 16mm e a experiência de fazer cinema. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 6, n. 12, p. 110-125, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742. Acesso em: 06 mar. 2024.
DUARTE, J. I. A cinepedagogia enquando «grande função do cinema». Discursos, modelos e experiências do cinema educativo em Portugal (1920 1950): o caso do Porto. CEM Cultura, Espaço & Memória, Porto, n. 10, p. 125-142, 2020. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/7033/6463. Acesso em: 06 mar. 2024.
FARIA, T. B. Escolas isoladas rurais londrinenses (PR): primeiras reflexões. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 7, 2013. Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: UFMT, SBHE, 2013. p. 1-10.
FREIRE, R. L. Truste, músicos e vitrolas: a tentativa de monopólio da Western Electric na chegada do cinema sonoro ao Brasil e seus desdobramentos. Imagofagia, Buenos Aires, n. 5, p. 1-24, 2012. Disponível em: https://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/684. Acesso em: 06 mar. 2024.
GONÇALVES NETO, W.; MAGALHÃES, J. P. O Local na História da Educação: o município pedagógico em Portugal e Brasil. In: ARAUJO, M. M. (Org.). História(s) Comparada(s) de Educação. Brasília: Liber Livro, 2009. p. 161-198.
HONORATO, T.; YAMASHITA, B. E. G. Ações municipais de Londrina-PR na estruturação da profissão de professor (1934-1963). Educar em Revista, Curitiba, v. 38, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/KJCv7RxLHxK858dzpPGQ6BJ/. Acesso em: 06 mar. 2024.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, Maringá, v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em: 06 mar. 2024.
LONDRINA. DEPAS – Departamento de Educação Pública e Assistência Social. [196-?.].
LONDRINA. Livro de Relatórios do Executivo. Volume 03. Local: Câmara Municipal de Londrina. 1954a.
LONDRINA. Caderno de Atas de Reuniões do DEPAS, 16 de agosto de 1954. Local: Museu Escolar de Londrina. 1954b.
LONDRINA. Livro de Relatórios do Executivo. Volume 02. Local: Câmara Municipal de Londrina. 1954c.
LONDRINA. Livro de Relatórios do Executivo. Volume 07: Local: Câmara Municipal de Londrina. 1961 a 1963.
LONDRINA. Livro de Relatórios do Executivo. Volume 08. Local: Câmara Municipal de Londrina. 1966.
LUCA, T. R. Práticas de pesquisa em história. São Paulo: Contexto, 2021.
MACÍAS, N. A. Cine y educación en la España de las primeras décadas del siglo XX. Tres concepciones del cine educativo. Tarbiya, Revista de Investigación e Innovación Educativa, Madrid, n. 31, p. 39-66, 2002. Disponível em: https://revistas.uam.es/tarbiya/article/view/7396. Acesso em: 06 mar. 2024.
PAULILO, A. L.; TREVISAN, A. R. Cinema educativo entre o documentário e a ficção. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 22, p.1-16, e165, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/68199. Acesso em: 06 mar. 2024.
PINHEIRO, M. A. P. Cinema e educação: modelos internacionais, impressos e intelectuais no Brasil no início do século XX. 2015. Tese (Doutorado) – Centro Pedagógico, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/items/18e508da-a517-4dbd-9f60-5a0b23c7ddaf. Acesso em: 06 mar. 2024.
SERRA, M. S.; PERUFFO, G. Los inicios de cine educativo producido por el Estado. Los casos de Brasil y Argentina. Encuentros Latinoamericanos (segunda época), Montevideo, v. 4, n. 2, p. 8-25, 2020. Disponível em: https://ojs.fhce.edu.uy/index.php/enclat/article/view/871. Acesso em: 06 mar. 2024.
SILVA, B. D. da. As tecnologias de informação e comunicação nas reformas educativas em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, Porto, v. 14, n. 2, p. 111-153, 2001. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/491. Acesso em: 06 mar. 2024.
SILVA, R. M. L. da. O Movimento de renovação da educação e o cinema educativo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 24, 2007, São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: ANPUH, 2007, p. 1-9.
SOUZA, M. G. de. Cinema novo: a cultura popular revisitada. História: Questões & Debates, Curitiba, v. 38, n. 1, p. 133-159, 2003.
VIEIRA, V. A.; APPIO, J. O impacto da conexidade no comportamento do consumidor em relação aos programas de televisão. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 14, p. 703-721, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/HbNWBzQWp7nNwvzrsMGSfLQ/?format=html&lang=pt. Acesso em: 06 mar. 2024.
VIÑAO FRAGO, A. Historia de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 0, p. 63-82, set./dez. 1995.
YAMASHITA, B. E. G. Poder municipal e educação na cidade de Londrina (1934-1960): ações de uma “autonomia autorizada”. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019. Disponível em: https://www.ppedu.uel.br/pt/mais/dissertacoes-teses/dissertacoes/category/6-2019?start=20. Acesso em: 06 mar. 2024.
YAMASHITA, B. E. G.; HONORATO, T. Construção do município de Londrina-PR: Ações de educação e de cultura (1934-1960). História & Ensino, Londrina, v. 27, n. 1, p. 374-399, jan./jun. 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/36560. Acesso em: 06 mar. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.