PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DOS ANOS INICIAIS: FORMAÇÃO INICIAL E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82540Palavras-chave:
Ensino de Língua Inglesa, Formação de Professores, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Condições de TrabalhoResumo
Este estudo qualitativo, realizado entre 2023 e 2024 com professores de Língua Inglesa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma cidade de Santa Catarina, investigou suas percepções sobre a formação inicial e os desafios da prática docente. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com quatro professores, com diferentes tempos de experiência. Os resultados indicam que a formação em Letras não prepara adequadamente para a atuação nos Anos Iniciais, gerando sentimentos de frustração e solidão. A experiência prática modifica a percepção sobre a formação recebida, evidenciando uma dicotomia entre formação e atuação. Conclui-se que a formação inicial é fundamental para a construção da identidade e da autoconfiança docente
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