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MEMORIA E HISTORIA DE LA ESCUELA ANGELINA BEBIANO Y DE LA VILLA CORCOVADO EN BREVES, MARAJÓ, PARÁ: LA PERSPECTIVA DE UNA MAESTRA JUBILADA Y DE UN EX-ALUMNO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82026

Palabras clave:

Escuela Básica; Historia de la Educación; Imágenes; Memoria Colectiva.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar la relación entre las fotografías y la memoria colectiva, haciendo hincapié en las imágenes contrastantes de la Escuela Angelina Bebiano y la Villa Corcovado como fuentes de investigación, buscando comprender cómo estas representaciones visuales pueden contribuir a la valoración y preservación de las experiencias educativas y culturales de estas comunidades. El método combina um levantamiento bibliográfico y entrevistas con una profesora retirada y um exalumno. Los resultados indican que las fotografias desempeñan un papel fundamental en este contexto, actuando como documentos históricos que preservan momentos que podrían ser fácilmente olvidados. Estas imágenes constituyen registros visuales de la herencia cultural y educativa local, destacando las transformaciones sociales e históricas y la importancia de la fotografía como herramienta para la preservación de la memoria colectiva.

 

 

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Biografía del autor/a

Neide Andrade da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil,neide38@gmail.com

Doutoranda em Currículo e Gestão da Escola Básica (PGCGEB/UFPA). Linha História da Educação Básica. Mestra em Ensino das Ciências Ambientais PROFCIAMB (UFPA). Mestra em Gestão Pública NAEA (UFPA). Bacharela em Administração Pública UAB (UFPA). Especialista em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional (UFPA) e Licenciada Plena em Pedagogia (UFPA). Atua na área educacional no município de Breves-Pará há 25 anos.

Vivian Lobato da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, vivianlobato@ufpa.br

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2001), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas (FCC)-São Paulo. Atualmente é professora de ensino superior da Universidade Federal do Pará-UFPA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Docente do Programa de Pós-graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI). Membro da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (CIERS-ed) . É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência nas Escolas. Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação - CIERS-ed. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: memória de professoras, história oral, violência nas escolas e formação docente.

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Publicado

2025-09-08

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Cómo citar

ANDRADE DA SILVA, Neide; LOBATO DA SILVA, Vivian. MEMORIA E HISTORIA DE LA ESCUELA ANGELINA BEBIANO Y DE LA VILLA CORCOVADO EN BREVES, MARAJÓ, PARÁ: LA PERSPECTIVA DE UNA MAESTRA JUBILADA Y DE UN EX-ALUMNO. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 655–672, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82026. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82026. Acesso em: 5 dic. 2025.

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