POLÍTICA DE COTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LUTAS E DESAFIOS NO COMBATE À POBREZA E DESIGUALDADE DE ESTUDANTES NEGROS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55654

Palabras clave:

Estudantes Negros/as, Educação Superior, Acesso, Desigualdade.

Resumen

Este artigo possui como objetivo estabelecer uma discussão sobre a situação de vulnerabilidade de estudantes negros/as e enfatizar a importância da política de cotas como uma forma de democratizar o acesso desses jovens à educação superior, a metodologia utilizada para a produção será por meio de análise bibliográfica e dados públicos que permitam relacionar o contexto da educação e pobreza com as discussões sobre o acesso à educação superior de pessoas negras. A partir da discussão foi possível constatar que o acesso de estudantes negros é prejudicado por fatores socioeconômicos e históricos que os colocam em comparação com os estudantes brancos em condições inferiores de acesso e a política de cotas representa um meio para que esses estudantes possam competir pelas vagas na educação superior com aqueles que tiveram as mesmas condições tornando, portanto o processo seletivo mais digno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

JOELMA INÊS EVANGELISTA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em didática e metodologia no ensino de história, 2014. Graduada em história pelas Faculdades Integradas de Cassilândia, 2013. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior/ Mariluce Bittar-GEPPES/MB.

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-doutorado em Educação pela UNEMAT em 2016, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolve atividades na educação a distância e em cursos de graduação presenciais da mesma instituição. Atua na área de educação, com ênfase em politicas de educação superior e educação especial. Pesquisadora da Rede Universitas/Br na qual participa do Projeto Integrado Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior / Mariluce Bittar- GEPPES/MB.; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Educação Especial - GEPIEE. Atualmente atua na coordenação da seção estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE de Mato Grosso do Sul.

Publicado

2019-05-10

Cómo citar

EVANGELISTA, J. I.; MACIEL, C. E. POLÍTICA DE COTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LUTAS E DESAFIOS NO COMBATE À POBREZA E DESIGUALDADE DE ESTUDANTES NEGROS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 111–127, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i1.55654. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55654. Acesso em: 23 nov. 2024.