POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO GOVERNO DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (2003-2008): DIFERENTES SENTIDOS DO DISCURSO DE INCLUSÃO

Autores

  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15027

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as politicas de Educacao Superior no governo de Luiz Inacio Lula da Silva, por meio de um conjunto de documentos que normatizam essas politicas no periodo de 2003 a 2008, identificando os diferentes sentidos do discurso de inclusao nesse nivel de educacao. A pesquisa foi realizada por meio de analise documental e bibliografica. O estudo identificou compreensoes diversas acerca do sentido da palavra inclusao como discurso elaborado em uma sociedade capitalista. Concluimos que o discurso de inclusao carrega em seu bojo a contradicao e o antagonismo peculiares ao embate de interesses sociais e economicos entre as diferentes classes sociais e os diversos interesses entre classe trabalhadora e grupos dominantes.

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Publicado

2011-09-23

Como Citar

MACIEL, C. E. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO GOVERNO DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (2003-2008): DIFERENTES SENTIDOS DO DISCURSO DE INCLUSÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 45–62, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i1.15027. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/15027. Acesso em: 30 abr. 2024.