POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO GOVERNO DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (2003-2008): DIFERENTES SENTIDOS DO DISCURSO DE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15027Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar as politicas de Educacao Superior no governo de Luiz Inacio Lula da Silva, por meio de um conjunto de documentos que normatizam essas politicas no periodo de 2003 a 2008, identificando os diferentes sentidos do discurso de inclusao nesse nivel de educacao. A pesquisa foi realizada por meio de analise documental e bibliografica. O estudo identificou compreensoes diversas acerca do sentido da palavra inclusao como discurso elaborado em uma sociedade capitalista. Concluimos que o discurso de inclusao carrega em seu bojo a contradicao e o antagonismo peculiares ao embate de interesses sociais e economicos entre as diferentes classes sociais e os diversos interesses entre classe trabalhadora e grupos dominantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.