A RESPOSTA DE ALCEU AMOROSO LIMA AO INQUÉRITO EXPEDIDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA EM 1936: UM INTELECTUAL EM DEFESA DOS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS CATÓLICOS

Autores/as

  • Oriomar Skalinski Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
  • Flávio Massami Martins Ruckstadter Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.39379

Palabras clave:

Ministério da Educação e Saúde Pública, Plano Nacional de Educação, Alceu Amoroso Lima, Igreja Católica.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a resposta de Alceu Amoroso Lima (1893-1983) ao Inquérito expedido pelo Ministério da Educação e Saúde Pública em 1936, com vistas à elaboração de um Plano Nacional de Educação. Para tanto, toma-se como fonte primária o artigo Princípios Pedagógicos (1936), publicado pelo intelectual católico na revista A Ordem, a fim de tornar público seu posicionamento. São empregadas como categorias de análise conceitos cunhados por Antonio Gramsci, nomeadamente, os de hegemonia e de sociedades civil e política, a fim de avaliar o papel dos intelectuais como organizadores da cultura no seio do bloco histórico. Verificou-se que os princípios defendidos expressavam a posição da hierarquia da Igreja Católica, com destaque para a formação integral do ser humano – corpo, intelecto e espírito – como finalidade da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Oriomar Skalinski Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Grupo de Pesquisa História, intelectuais e educação no Brasil e no Paraná de oitocentos e de novecentos (GEPHIED). Desenvolve pesquisas na área de História da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Intelectuais e História da Educação, Igreja Católica e Educação no Brasil, Companhia de Jesus e Educação.

Flávio Massami Martins Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto do curso de História, no Centro de Ciências Humanas e da Educação, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho. Coordenador do subprojeto PIBID-História e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História (LEPHIS). Líder do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil: GT Histedbr Norte Pioneíro do Paraná (HISTEDNOPR). Desenvolve pesquisas na área de História da Educação, com ênfase nos seguintes temas: História da Educação na Colônia, Companhia de Jesus e Educação, Intelectuais e História da Educação e História das Instituições Escolares.

Publicado

2016-05-02

Cómo citar

SKALINSKI JUNIOR, O.; RUCKSTADTER, F. M. M. A RESPOSTA DE ALCEU AMOROSO LIMA AO INQUÉRITO EXPEDIDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA EM 1936: UM INTELECTUAL EM DEFESA DOS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS CATÓLICOS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 043–064, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i1.39379. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/39379. Acesso em: 24 nov. 2024.