EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS

Autores/as

  • Vera Lúcia Chacon Valença Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Luciane Pandini Simiano Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Amanda da Silva Menger Egressa da Unisul -Mestrado.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36226

Palabras clave:

Educação Intercultural. Emancipação. Projetos Educativos. Infância.

Resumen

Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias “hibridizadas”, assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a “emancipação” infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma re-novação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Lúcia Chacon Valença, Universidade do Sul de Santa Catarina

Dra em Psychologie Appliquée pela Université Réne Descartes-Paris V; pós doutora no Istituto CNRS, de Roma.Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente docente do Programa de Pos -Graduação em educação da UNISUl onde ministra a disciplina Educação e cultuta da Infância e desenvolve pesquisas para implnatar o Museu das Crianças do Brasil- projeto de sua autoria.

Luciane Pandini Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina

Dra pela URGS com a Tese:Colecionando pequenos encantamentos ...A documentação pedagógica como narrativa peculiar para e com crianças bem pequenas.Sanduiche em Firenzi. Pesquisadora associada do Nucleo de Pesquisa em psicanálise ,educação e Cultura e do Grupo de Estudos em educação Infantil da URGS.

Mestra pela Unisul-PPGE .

Docente tempo integral do PPGE -Unisul

Amanda da Silva Menger, Egressa da Unisul -Mestrado.

Mestra em Educação, pela Unisul.Linha de pesquisa:Relações culturais e históricas da educação. Graduada em jornalismo .

Coordenadora da Comunicação da Prefeitura de Tubarão

Publicado

2015-12-26

Cómo citar

VALENÇA, V. L. C.; SIMIANO, L. P.; MENGER, A. da S. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 493–512, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i3.36226. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36226. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação