A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

Autores

  • Vera Lúcia Chacon Valença Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13144

Palavras-chave:

Sociologia da Infância, Representações, educação das crianças

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar algumas contribuições teóricas sobre a Sociologia da Infância e refletir a respeito das repercussões desse novo subcampo da Sociologia na compreensão e na educação das crianças. Para atingir esses objetivos, fez-se uma revisão bibliográfica que permitiu uma visão panorâmica sobre a evolução das representações da infância, observar as perspectivas de investigações empíricas sobre as crianças e identificar o modelo de socialização predominante na atualidade. Em consequência das transformações sociais, das representações, das novas modalidades de socialização, compreendeu-se a “infância transnacional” caracterizada pela mobilidade, pela comunicação em redes, pelo uso de artefatos. Isso, porque a criança é ativa, possui uma identidade própria, é ao mesmo tempo sujeito e ator social. Em decorrência disso, a relação educador/educando deve ser caracterizada pela proteção da liberdade, pelo estímulo ao diálogo, o que só é possível se a autoridade for exercida de modo “horizontal”.

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Publicado

2011-02-06

Como Citar

VALENÇA, V. L. C. A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 63–80, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i1.13144. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13144. Acesso em: 3 out. 2024.

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