EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS

Autores

  • Vera Lúcia Chacon Valença Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Luciane Pandini Simiano Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Amanda da Silva Menger Egressa da Unisul -Mestrado.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36226

Palavras-chave:

Educação Intercultural. Emancipação. Projetos Educativos. Infância.

Resumo

Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias “hibridizadas”, assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a “emancipação” infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma re-novação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Chacon Valença, Universidade do Sul de Santa Catarina

Dra em Psychologie Appliquée pela Université Réne Descartes-Paris V; pós doutora no Istituto CNRS, de Roma.Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente docente do Programa de Pos -Graduação em educação da UNISUl onde ministra a disciplina Educação e cultuta da Infância e desenvolve pesquisas para implnatar o Museu das Crianças do Brasil- projeto de sua autoria.

Luciane Pandini Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina

Dra pela URGS com a Tese:Colecionando pequenos encantamentos ...A documentação pedagógica como narrativa peculiar para e com crianças bem pequenas.Sanduiche em Firenzi. Pesquisadora associada do Nucleo de Pesquisa em psicanálise ,educação e Cultura e do Grupo de Estudos em educação Infantil da URGS.

Mestra pela Unisul-PPGE .

Docente tempo integral do PPGE -Unisul

Amanda da Silva Menger, Egressa da Unisul -Mestrado.

Mestra em Educação, pela Unisul.Linha de pesquisa:Relações culturais e históricas da educação. Graduada em jornalismo .

Coordenadora da Comunicação da Prefeitura de Tubarão

Downloads

Publicado

2015-12-26

Como Citar

VALENÇA, V. L. C.; SIMIANO, L. P.; MENGER, A. da S. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 493–512, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i3.36226. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36226. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação